Com um investimento de R$ 1,6 bilhão, o Governo de Goiás anunciou, nesta segunda-feira (29/01), que a tarifa de ônibus do transporte coletivo não será reajustada em 2024. O governador Ronaldo Caiado também afirmou que a frota de ônibus será renovada.
No total, 1.200 veículos serão substituídos por novos, todos com ar-condicionado. A frota do Eixo-Anhanguera será eletrificada até o fim deste ano, os terminais e estações do corredor serão reformados, além da recuperação de 6.940 pontos de ônibus.
O projeto Nova RMTC (Rede Metropolitana de Transporte Coletivo) será executado pelo governo em parceria com as prefeituras de Goiânia, Aparecida de Goiânia, Senador Canedo, Trindade e Goianira. A substituição dos novos ônibus será gradual, sendo 400 veículos por ano, até completar 1.200 em março de 2026. A nova frota será composta por 1.020 ônibus de linhas estruturantes, 83 veículos elétricos do Eixo-Anhanguera e 67 do BRT Norte-Sul.
Segurança
Dentro do pacote de melhorias para o transporte coletivo, está o reforço na segurança dos usuários. Novas estratégias, que visam proteger especialmente as mulheres, serão implantadas a partir deste ano nos terminais e estações.
Segundo o governador, haverá integração dos aplicativos Mulher Segura e SiMRMTC. Assim, as mulheres terão acesso direto aos serviços oferecidos pela Segurança Pública do Estado, como localização e telefones de batalhões e delegacias mais próximas, registro de ocorrências direto com a Polícia Militar, por meio da comunicação com o atendente, e viatura via chat.
O projeto também prevê que terminais e estações recebam investimentos em tecnologia, sistema de reconhecimento facial, câmeras de vigilância e canais de denúncia. As 6.560 câmeras instaladas em toda a RMTC (100% dos ônibus, terminais e estações) serão integradas à Central de Segurança do Transporte, que está ligada à Secretaria de Segurança Pública de Goiás (SSP-GO). Além dos equipamentos, haverá reforço na iluminação, sinalização e acessibilidade.
Leia também: