O deputado federal Alcides Ribeiro (PL), candidato à Prefeitura de Aparecida de Goiânia, adotou uma estratégia incomum em sua campanha: evitar a imprensa e debates públicos. Desde o final de junho, quando a base do governador Ronaldo Caiado anunciou o nome do ex-deputado federal Leandro Vilela (MDB) como candidato à prefeitura, substituindo Vilmar Mariano (UB), Alcides deixou de conceder entrevistas. Até 12 de setembro, o parlamentar já havia recusado mais de 40 convites para falar com veículos de comunicação, incluindo emissoras de TV, rádios e jornais.
Após não comparecer na sabatina da TV Record realizada nessa segunda-feira (16/09), Alcides também não compareceu à entrevista do Bom Dia Goiás, da TV Anhanguera, nesta terça (17/09). Nas próximas semanas, estão previstas sabatinas com os candidatos nas principais emissoras de TV da região, além de debates organizados pela TV Globo (28 de setembro) e TV Brasil Central (3 de outubro). A assessoria de Alcides, até o momento, não participou das reuniões preparatórias para esses eventos.
Além das entrevistas, Alcides também não tem comparecido nos debates eleitorais. Já foram realizados dois debates, ambos com a presença de seus principais adversários: Leandro Vilela e Willian Panda (PSB), candidato apoiado pelo presidente Lula (PT). O candidato do PL também foi contra a escolha da Record Goiás, a segunda emissora de maior audiência local, como responsável pela transmissão do horário eleitoral de Aparecida. Ele sugeriu que a propaganda fosse veiculada na Sagres TV, com sede em Três Marias (MG), possivelmente visando uma menor exposição.
Alcides iniciou sua pré-campanha logo após as eleições de 2022. Inicialmente, ele havia declarado apoio ao atual prefeito Vilmar Mariano, mas rompeu com ele em maio de 2023, passando a criticá-lo publicamente. A campanha de Alcides contava com o marqueteiro Marcelo Vitorino, que deixou a equipe em junho, após o anúncio da candidatura de Vilela, alegando como motivo a mudança no cenário eleitoral.
Para analistas políticos, a decisão de Alcides de evitar entrevistas e debates parece ter o objetivo de minimizar erros que poderiam prejudicar sua campanha, especialmente com a entrada de novos concorrentes. No entanto, os últimos levantamentos mostram uma queda em sua vantagem. Em pesquisa divulgada em 29 de agosto pelo Real Time Big Data, Alcides tinha 55% das intenções de voto, contra 23% de Vilela e 9% de Panda. Já em 11 de setembro, a Paraná Pesquisa mostrou uma redução para 42,2% para Alcides, com Vilela crescendo para 33% e Panda com 11,1%.
Além do apoio do governador, Leandro Vilela, sobrinho de Maguito Vilela, considerado um dos melhores prefeitos de Aparecida, conta com o respaldo do ex-prefeito Gustavo Mendanha, o que pode ter contribuído para seu crescimento nas pesquisas.
Leia também: Na Vila Mutirão, Ana Paula Rezende lidera mobilização em apoio a Sandro Mabel