Centro de Apoio da OVG já atendeu quase 300 mil romeiros em Trindade

Com funcionamento 24 horas, espaço oferece alimentação, hidratação, cuidados em saúde e acolhimento gratuito durante a Romaria 2025

300 mil pessoasFoto: Diego Canedo

Compartilhe

Na primeira metade da Romaria 2025, quase 300 mil pessoas já passaram pelo Centro de Apoio aos Romeiros (CAR), em Trindade, iniciativa da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) e do Goiás Social. O espaço funciona 24 horas com serviços gratuitos do Governo do Estado, incluindo alimentação, hidratação, saúde e descanso.

“Aqui, cada pessoa é acolhida com dignidade, respeito e carinho”, afirma a presidente de honra da OVG e coordenadora do Goiás Social, primeira-dama Gracinha Caiado. “Ver os olhos de quem chega brilharem com uma xícara de leite com canela ou um curativo feito na hora certa é o que nos move”.

Entre os itens mais procurados pelos fiéis está o tradicional leite com canela, símbolo da generosidade goiana no acolhimento aos romeiros. No CAR, as equipes já distribuíram 116,6 mil copos de 200 ml, o que equivale a mais de 23 mil litros da bebida. Além disso, ofereceram também 8,1 mil litros de suco, 900 litros de chá, assim como mais de 2 mil litros de café. O CAR já serviu 127 mil pães assados na hora.

“O leite com canela é o nosso combustível de fé”, contou a romeira Maria Aparecida Lima, de 58 anos, que veio de Caldazinha. “Todo ano, quando chego aqui no CAR, sinto que valeu a pena cada passo. A gente é tratada com tanto carinho, parece que estamos chegando em casa”.

Serviços e acolhimento

Diariamente, a OVG distribui lanches como pão com manteiga, pão com mortadela, café, leite com canela, chá, suco, bem como água. Cerca de 150 colaboradores, entre funcionários da OVG, voluntários e contratados temporários, se revezam em três turnos para garantir o atendimento contínuo. Conforme a OVG, as equipes preparam e servem os alimentos no próprio local.

Com uma estrutura de 4,2 mil metros quadrados, o CAR conta com capela, fraldário e banheiros acessíveis. Além disso, uma base da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros oferecem suporte permanente no Centro. O local também possui uma padaria própria, responsável pela produção de pães servidos aos romeiros ao longo do dia.

De acordo com Kelisson Ricardo Brito, de Campos Belos, o Centro de Apoio ao Romeiro é essencial para quem enfrenta a caminhada com fé, mas também precisa de amparo ao longo do percurso. “A estrutura é excelente, dou nota 10! Quando a gente chega, tem tudo à disposição: água fresquinha, banheiros limpos, o pãozinho com manteiga que tá uma delícia…”, elogiou.

Leia também: Governo de Goiás amplia número de viagens do transporte coletivo para atender romeiros de Trindade