Charge da Folha é criticada por satirizar situação no RS

Sátira da Folha

Compartilhe

Uma sátira da Folha com a situação do Rio Grande do Sul foi criticada por políticos e internautas. A charge foi publicada pelo jornal Folha de S.Paulo no domingo (05/05).

A ilustração, com autoria de Jean Galvão, mostra uma família no telhado de uma casa quase submersa pela água da chuva. Enquanto o pai olha para o céu tentando avistar um possível resgate de helicóptero, uma das crianças diz a outra: “Não chora, vai alagar ainda mais”.

Pela internet, vários políticos criticaram a sátira da Folha afirmando que foi falta de sensibilidade do jornal em meio a uma das maiores enchentes de toda a história do estado gaúcho.

O vereador Rubinho Nunes (União Brasil-SP) declarou a Folha fez “chacota com as crianças gaúchas”. Um outro internauta escreveu. “Absurdo! Folha publicou charge fazendo escárnio com a dor de milhares de brasileiros”.

O autor da charge se desculpou pelas redes sociais. “A você, que foi ofendido pela charge que publiquei na Folha sobre a situação no Rio Grande do Sul, peço desculpas. Entendo sua genuína indignação”, escreveu o cartunista.

Ele ainda completou: “Tentei mostrar que, se esse choro pudesse ser medido, as lágrimas dela seriam muito mais volumosas do que qualquer quantidade de chuva que caiu sobre o Rio Grande do Sul, tamanha a dor que estão passando”, afirmou.

Leia também: Iphac tem três pontos de coleta de doação no país. Saiba onde doar