Pela primeira vez, o cinema goiano marca presença oficial no Festival de Cannes, um dos maiores eventos de cinema do mundo. O curador e diretor Cristiano Sousa representa Goiás na 78ª edição do festival, com apoio do Governo do Estado, por meio da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (Pnab) e da Secretaria de Estado da Cultura (Secult Goiás).
Cristiano vê a participação como uma chance única de fortalecer as conexões do audiovisual goiano com o mercado internacional. Em suas palavras, “essa vivência será essencial para impulsionar o cinema de Goiás no exterior, fortalecer redes de colaboração e atrair recursos que impactem positivamente o setor local”.
Além de representar o estado, Cristiano também participa como secretário do Fórum dos Festivais e vice-presidente da Alianza Latinoamericana de Festivales de Cine Fantástico. Em Cannes, ele integra atividades em espaços de destaque, como o painel Brazil – Country of Honour, o Marché du Film, o Cine Latinoamericano y Caribeño e o Fantastic Pavilion.
Também estão previstas reuniões com grandes nomes e plataformas do setor no Innovation Village, além de encontros com instituições como Spcine, RioFilme, World Woman Foundation e Hubert Bals Fund.
Quem é Cristiano Sousa
Cristiano é mestre e doutorando em Arte e Cultura Visual pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Reconhecido pela atuação como curador e jurado em festivais no Brasil e no exterior, ele é um dos nomes mais respeitados do setor.
É também fundador da Divercilac, rede dedicada à promoção de festivais voltados à diversidade de gênero e sexualidade. Em 2025, recebeu a Medalha de Honra ao Mérito Cultural, no Prêmio Jaburu, maior honraria da cultura goiana, e o Prêmio Jorge Lafond, concedido pelo governo federal.
Por que Cannes importa
O Festival de Cannes é considerado o maior e mais prestigiado festival de cinema do mundo. Criado em 1946, foi o palco de lançamento de movimentos históricos, como a nouvelle vague, e segue sendo referência em inovação, arte e diversidade cinematográfica.
Estar presente em Cannes é mais do que participar de um festival: é fazer parte de um espaço onde se definem tendências, políticas e caminhos para o futuro do cinema.