Com apoio do Governo de Goiás, Aruanã abre campeonato da Pesca Esportiva no Araguaia

Temporada do torneio reúne pescadores de vários estados brasileiros, movimentando o turismo local neste fim de semana

Com apoio do Governo de GoiásFoto: Goiás Turismo

Compartilhe

Com apoio do Governo de Goiás, Aruanã abre campeonato da Pesca Esportiva no Araguaia, neste sábado (15/3).

A largada será às 7h30, saindo do Porto dos Índios. A primeira edição da temporada promete movimentar o turismo da região do Vale do Araguaia com recorde de participantes.

Assim, participam cerca de 100 equipes de diferentes estados do país, como São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso, Tocantins, além do Distrito Federal e pescadores de outros municípios de Goiás.

As ações começaram nessa quinta-feira (13/3), junto à comunidade local, com palestra para o trade turístico sobre mídias digitais, ministrada pelo Sebrae – Goiás.

Nessa sexta-feira (14/3), alunos do ensino fundamental da rede pública assistiram à palestra “Peixe vivo vale mais”, sobre a importância da modalidade “pesque e solte” para preservação das espécies e do meio ambiente. Mas à noite, está prevista a realização da prova de arremesso.

Continuação

No sábado (15/3), durante todo o dia, as equipes percorrem o rio Araguaia com o objetivo de fisgar o maior peixe da competição. Após gravar a medição da espécie, a equipe deve devolver o peixe para o rio.

Às 17h30, quando retornarem da pescaria, os vídeos serão validados pela comissão julgadora. Assim, a programação segue durante a noite, na Praça da Matriz, com a cerimônia para entrega de mais de R$ 100 mil em prêmios e troféus.

O Circuito Gigantes do Araguaia segue até outubro, passando também por Luiz Alves (distrito de São Miguel do Araguaia), bem como Bandeirantes (distrito de Nova Crixás), contando com um novo integrante, Itacaiú (distrito de Britânia). No encerramento, a prova volta para Aruanã.

De acordo com o presidente da Goiás Turismo, Fabrício Amaral, o estado se posiciona entre os três melhores destinos de pesca esportiva no Brasil.

Conforme o gerente de marketing e promoção do turismo da autarquia, Alexandre Resende, Goiás tem o propósito de qualificar o segmento. “O resultado desse trabalho será a consolidação da pesca esportiva como fomento para o turismo no Vale do Araguaia”, assim acrescentou.

Além do Gigantes do Araguaia, o Governo de Goiás patrocina o Circuito Goiano de Pesca Esportiva, realizado nos lagos, em Quirinópolis, Alexânia, São Simão, Niquelândia.

Bem como Inaciolândia, Abadiânia, Buriti Alegre, Luziânia, Catalão e Três Ranchos. Completam a lista, duas competições destinadas às mulheres: o Tucuna Queen, em Três Ranchos, e Rainhas do Araguaia, em Aruanã.

Leia também: Confira alimentos para melhorar memória e concentração