Comissão de Transição realiza última reunião em Goiânia

Ao longo das reuniões, técnicos expuseram dados de programas desenvolvidos pela Prefeitura de Goiânia para a equipe do prefeito eleito, Sandro Mabel

TransiçãoFoto: Jucimar de Sousa

Compartilhe

A Comissão de Transição realizou nesta segunda-feira (9/12), no Paço Municipal, a última rodada de reuniões temáticas com técnicos das pastas da Prefeitura de Goiânia.

Apresentaram dados da Guarda Civil Metropolitana (GCM), da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) e da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

O processo avaliado como positivo tanto pelo secretário de Governo, Jovair Arantes, como pelo prefeito eleito, Sandro Mabel.

“A transição anda bem porque estão sendo feitas exposições interessantes que dão sentido a algumas continuidades. Não só aqui, quando participo, mas também no dia a dia, quando minha equipe anda pelos órgãos”.

“Você tem que continuar alguns programas que existem. Não podemos sair inventando e começar tudo outra vez. Nós queremos que se aproveite tudo de bom que é feito, as áreas com dificuldades nós vamos melhorando”, conforme afirmou Sandro Mabel.

A primeira apresentação foi da GCM, que destacou a política de letalidade zero da força. Desde a formalização do convênio com a Polícia Federal para obtenção e manutenção do porte de armas de fogo, não foram registrados homicídios cometidos pelos agentes em exercício da função. Ainda assim entregues dados orçamentários da instituição.

A Comurg apresentou informações das ações realizadas durante a gestão do prefeito Rogério. Segundo a companhia, foram implantados 30 pet places e 22 casas de corujas. Foram construídas 67 praças e realizadas 506 revitalizações.

Também disponibilizados 240 aparelhos em academias ao ar-livre e 128 kits de brinquedos. Além disso, foram podadas, em média, 5.150 árvores mensalmente. Mas os técnicos também apresentaram dados sobre o aterro sanitário, incluindo o cumprimento do Termo de Ajuste de Conduta com o Ministério Público para o tratamento e destinação de resíduos sólidos e a elaboração do projeto básico de Licenciamento da Operação do Aterro Sanitário.

Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) destacou ações como o agendamento de exames via WhatsApp e a descentralização dos exames laboratoriais da Regulação para agendamento diretamente nas unidades de saúde.

Também apresentaram programas executados na atual administração, como o Saúde Mais Perto de Você, o Rastrear, que instituiu o rastreamento organizado do câncer de colo de útero por meio de testes de autocoleta e coleta nas unidades de saúde.

Leia também: Relator da reforma tributária inclui armas em Imposto Seletivo