Pela terceira vez desde o início do conclave, a fumaça preta subiu pela chaminé instalada sobre a Capela Sistina, sinalizando que a segunda votação do dia e a terceira votação geral ainda não elegeu o novo papa.
A informação foi confirmada pelo Vaticano. Em nota, a Santa Sé comunicou que os cardeais agora fazem uma pausa para almoço e devem retomar a votação por volta das 16h (11h em Brasília).
Ontem, no primeiro dia do conclave, ocorreu a primeira votação dentre os 133 cardeais. De acordo com as regras, eles precisam escolher um nome com apoio de pelo menos dois terços dos votos, o equivalente a 89 votos.
Cerca de 15 mil pessoas se reúnem na Praça de São Pedro à espera da fumaça branca que anunciará o novo líder da Igreja Católica. Atualmente são 1,4 bilhão de membros.
Os cardeais dão seus votos em papéis impressos com a frase em latim Eligo in Summum Pontificem (Elejo como sumo pontífice).
Além disso, os papas reúnem as cédulas que queimam os papéis ao final de cada uma das sessões da manhã e da tarde, resultando na fumaça. O novo papa será sucessor de Francisco, que faleceu no último dia 21 de abril.
Agência Brasil
Leia também: Fumaça preta: cardeais não escolheram papa