O Ministério das Relações Exteriores (MRE) emitiu nota à imprensa, neste sábado (05/07), que expressa condolências ao povo e ao governo dos Estados Unidos (EUA) pelas 32 mortes confirmadas, dezenas de pessoas desaparecidas e as centenas de desabrigados em decorrência de fortes chuvas e enchentes que atingiram a região central do estado do Texas, nesta sexta-feira (04/07).
No texto em que manifesta solidariedade, o governo brasileiro aponta causas de eventos climáticos extremos.
“O governo do Brasil reafirma que as alterações climáticas intensificam eventos extremos e aumentam a frequência de desastres semelhantes, o que torna ainda mais urgente a necessidade de medidas conjuntas por parte da comunidade internacional”, diz a nota do Itamaraty.
De acordo com o MRE, até o momento, não há registro de vítimas brasileiras.
Em caso de emergência, a comunidade brasileira residente no Texas poderá entrar em contato com o plantão do Consulado-Geral em Houston. O telefone é +1 (281) 384-4966.
Entenda
Conforme a agência Reuters, pelo menos 23 pessoas do acampamento cristão de verão Camp Mystic estariam desaparecidas, a maioria delas eram meninas. As águas do rio Guadalupe subiram quase nove metros rapidamente perto deste acampamento.
O Serviço Nacional de Meteorologia dos Estados Unidos informou que a emergência de inundação repentina atingiu ontem grande parte no condado de Kerr, o epicentro da inundação.
Neste sábado, o presidente dos EUA, Donald Trump, também lamentou as mortes e prometeu apoio do governo federal para o Texas, após as enchentes.
Agência Brasil
Leia também: Enchente histórica deixa 27 mortos e dezenas de desaparecidos no Texas