A Prefeitura de Goiânia divulgou nesta quarta-feira (14/05) as mudanças no trânsito e as ações de segurança que serão adotadas na região do Parque de Exposições durante a 78ª Exposição Agropecuária de Goiânia. O evento, que ocorre de 15 a 25 de maio, terá entrada gratuita em todos os dias e deve atrair mais de 500 mil pessoas.
O plano operacional, elaborado pela Secretaria Municipal de Engenharia de Trânsito (SET), em parceria com a Guarda Civil Metropolitana (GCM) e a Polícia Militar de Goiás (PMGO), prevê interdições, restrições de estacionamento e reforço no policiamento para garantir fluidez no trânsito e segurança ao público.
A SET contará com 10 equipes posicionadas em pontos estratégicos. “Vamos ter agentes puxando o trânsito, controlando, fazendo com que o fluxo de veículos não trave na região”, explicou o diretor de trânsito da SET, Luís Tiago Santos. Ele destacou que a presença dos agentes será indispensável em cruzamentos como o da 5ª Avenida com a Avenida Independência, Avenida Independência com a Araguaia, Avenida 1 com a Fuad Rassi e Avenida 1 com a 5ª Avenida. “Os agentes vão orientar as pessoas sobre o melhor percurso para chegar a um determinado portão, por exemplo”, completou.
Principais intervenções
- 5ª Avenida com Avenida Armando de Godoy: cruzamento fechado, com permissão apenas para conversão à direita. Para acessar a Avenida Independência, deve-se utilizar a Rua 206-A.
- Avenida 1 com Avenida Eng. Fuad Rassi: cruzamento fechado a partir das 17h, com sentido único durante shows e fins de semana.
- Proibição de estacionamento: nas vias do entorno do parque durante todo o evento — Avenida Eng. Fuad Rassi, Avenida 1, Rua 257, 5ª Avenida, Avenida Independência e Rua 227.
De acordo com o presidente da Sociedade Goiana de Pecuária e Agricultura (SGPA), Gilberto Marques, o apoio do poder público permitirá um sistema de monitoramento em todo o parque. “Esse sistema estará interligado ao sistema da Polícia Militar, dando mais segurança aos presentes”, disse. Além disso, ele também fez um alerta sobre os ingressos: “Pedimos que as pessoas não comprem ingresso. É um alerta que a gente faz. Não existe esse comércio de ingressos. O ingresso é gratuito e nós vamos disponibilizar por todo o período do evento”.
A Polícia Militar aumentará o efetivo com 12 equipes extras para atuar dentro e fora do parque. “Vamos fazer um trabalho conjunto com a SET e com a GCM, fazendo intervenções no trânsito e fiscalizando a questão de crimes e transgressões, com o apoio do Comando de Policiamento da Capital (CPC)”, conforme afirmou o tenente-coronel Thiago Loretto Salum, comandante do Batalhão de Trânsito da PM.
GCM
Por outro lado, a Guarda Civil Metropolitana atuará com patrulhamento fixo, rondas permanentes e apoio à fiscalização. “Nós já temos essa parceria desde o início do mandato, quando nos propusemos a trabalhar juntos. Hoje em dia, o trânsito da capital e a GCM caminham juntos em todas as ações”, destacou o subcomandante Washington Moreira. Ele também informou que haverá atuação contra flanelinhas, que estão proibidos de exercer a atividade, com apoio da Secretaria de Eficiência.
Para facilitar a mobilidade, será disponibilizado um mapa com todas as interdições e áreas com restrição de estacionamento. Conforme a Prefeitura, os motoristas devem atentos à sinalização e priorizar o uso de transporte por aplicativo ou coletivo durante os dias de festa.
Leia também: Goiânia reforça regras para uso correto da Direita Livre no trânsito