Conheça regras sobre avanço de sinal vermelho e fiscalização de velocidade na madrugada, de acordo com a Secretaria Municipal de Engenharia de Trânsito (SET) de Goiânia.
A secretaria reforça que o avanço de sinal vermelho, sem autuação, é permitido em Goiânia apenas entre 23h e 4h59. Contudo, essa exceção se limita à penalidade administrativa e não isenta o motorista de eventuais responsabilidades civis ou criminais em caso de acidentes.
Conforme o diretor de Trânsito da SET, Luís Tiago Santos, é fundamental que os motoristas respeitem os limites de velocidade. Mesmo fora do horário de operação dos radares de avanço de sinal.
O TAC em vigor há mais de 15 anos e baseado em estudos técnicos que apontaram risco elevado de abordagens criminosas em cruzamentos na madrugada.
A partir dessas análises, permitida a passagem com cautela no sinal vermelho, desde que o condutor esteja em condições seguras e respeite os limites.
Além disso, a Lei Municipal nº 9.178, de 24 de dezembro de 2012, regulamenta que o funcionamento dos radares eletrônicos para fiscalização de avanço de sinal ocorre das 5h às 23h, todos os dias da semana, incluindo sábados, domingos e feriados. Já a fiscalização da velocidade, em locais com radar fixo, feita 24h por dia, independentemente do horário.
Leia também: Calderano vai à final da Copa do Mundo de tênis de mesa