Consumidor goiano passa a receber Nota Fiscal Eletrônica de Energia Elétrica junto com a conta de luz

Compartilhe

A partir deste mês de fevereiro, Goiás passa a incluir a Nota Fiscal de Energia Elétrica Eletrônica na conta de luz dos consumidores. A Secretaria da Economia de Goiás, por meio da Superintendência de Informações Fiscais (SIF), já está operando com o novo documento. 

“Na prática, o consumidor receberá o boleto de energia com algumas alterações. A mais importante é o QR code na parte superior da conta, por meio do qual ele poderá consultar a regularidade fiscal da operação no site da Economia”, explica o gerente de Informações Econômico-Fiscais (Gief), Luciano Pessoa.

O gerente acrescenta que essas informações foram incluídas na conta para dar mais segurança e transparência ao processo de emissão da nota fiscal, inclusive, nos dados transmitidos à Receita Estadual em tempo real. “A transparência tributária é um ganho tanto para a Receita, para o empresário, como para o contribuinte”, frisa Luciano.

A mudança permitirá também o pagamento da conta via Pix, por meio de um QR code na parte inferior da conta. O novo modelo da  NF3e está sendo emitido com base em layout estabelecido no Manual de Orientação do Contribuinte. 

Em Goiás, 22 empresas – entre distribuidoras e permissionárias de energia elétrica – já começaram a emissão da conta das faturas com a NF3e. A mudança será gradativa. A novidade também começa a ser aplicada em 19 estados neste mês. No restante, a medida foi prorrogada e valerá a partir de setembro deste ano.