Os contribuintes têm três opções para fazer a declaração do Imposto de Renda 2025: pelo programa para computadores, pelo aplicativo para celular e pelo portal e-CAC na plataforma Gov.br.
O coordenador do curso de Ciências Contábeis da Faculdade Anhanguera, Amarildo José Rodrigues, explica como funciona cada opção.
Programa gerador
O contribuinte precisa baixar o programa gerador de declaração, disponível no site da Receita Federal do Brasil.
“Essa opção é recomendada para os contribuintes que possuem declarações mais complexas, com muitas informações a serem declaradas”, destaca o professor.
O programa para computadores, chamado IRPF 2025, tem versões para Windows, macOS, Linux e multiplataforma.
Aplicativo para celular
Conforme ele explica, o aplicativo da Receita Federal está disponível para os sistemas Android e iOS.
“Essa é uma opção ideal para quem busca praticidade e agilidade no preenchimento da declaração”.
Em 2025, o nome do aplicativo para fazer a declaração mudou. Antes chamado de “Meu Imposto de Renda”, agora recebeu o nome de Receita Federal.
e-CAC
Por fim, a terceira opção é realizar a declaração diretamente no portal e-CAC. No entanto, é necessário ter acesso e senha na plataforma Gov.br.
Cuidados na hora de baixar programa
O professor Alessandro Pereira Alves, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), alerta que o único órgão responsável por disponibilizar o programa é a Receita Federal.
“Não se deve baixar o programa de outros sites. Então, tem que ser o programa da Receita Federal”.
Uma forma de garantir que o aplicativo ou programa é autêntico é verificar o endereço do site. Dessa forma, se ele não estiver no domínio Gov.br, há risco de ser um software falso criado para roubar dados do contribuinte.
Agência Brasil
Leia também: Programa de formação abre inscrições para micro e pequenas empresas de Goiás