No feriado de Independência, 7 de setembro, o Circuito das Cavalhadas passa por Corumbá e Pilar de Goiás.
Realizado pelas prefeituras, o Circuito das Cavalhadas 2024 conta com investimentos do Governo de Goiás no valor de R$ 4,4 milhões para a realização da festa em 15 cidades goianas.
Em Corumbá, as Cavalhadas serão realizadas na quinta-feira (5/9), na sexta-feira (6/9) e no sábado (7/9), com início às 15h e uma vasta programação religiosa marcada por missas e alvoradas em louvor à Nossa Senhora da Penha. A manifestação ocorre há 177 anos no município.
Em Pilar de Goiás, o festejo alcança 129 anos de história e integra a Festa da Padroeira Nossa Senhora do Pilar. O ponto alto da programação acontece no sábado (7/9) e no domingo (8/9) às 15h.
Os cavaleiros percorrem as principais ruas do município ao som da Banda Imperial e do repique dos sinos. A festa também terá a Corrida do Encamisado, desfile da princesa Floripa e batalha entre mouros e cristãos.
Cavalhadas
As Cavalhadas são uma representação tradicional dos torneios medievais que recriam as batalhas entre cristãos (vestidos de azul) e mouros (trajados de vermelho).
A inspiração da manifestação é o livro “Carlos Magno e Os Doze Pares da França”, quando o guerreiro cristão batalhou contra os sarracenos, de religião islâmica.
No Brasil, há registro do evento desde o século XVII, geralmente durante a festa do Divino nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país.
No final das batalhas, os cristãos vencem os mouros, que acabam se convertendo ao cristianismo. Em Goiás as Cavalhadas ocorrem há mais de 200 anos.
Leia também: Goiás Pesquisas aponta liderança de Sandro Mabel