CRF-GO ilumina monumentos de Goiânia em combate ao uso indiscriminado de medicamentos

Compartilhe

O Viaduto Latif Sebba ( Praça do Ratinho), a antiga Estação Ferroviária de Goiânia, a Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) e o Centro Cultural Oscar Niemeyer estarão iluminados de verde ou azul a partir deste domingo, 5.
A ação é parte da Campanha do Uso Racional de Medicamentos em celebração ao Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos (URM), comemoraro neste 5 de maio. Em Goiânia, a iniciativa é do Conselho Regional de Farmácia do Estado de Goiás (CRF-GO), que uniu-se a outros conselhos regionais e ao Conselho Federal de Farmácia (CFF) para conscientizar a população sociedade sobre os riscos associados ao uso indiscriminado de medicamentos, particularmente os antimicrobianos.
Sob o lema “o uso responsável protege o nosso futuro” a campanha se estende por 21 estados brasileiros, onde sedes de conselhos e pontos turísticos serão iluminados com as cores azul e/ou verde, simbolizando a importância da conscientização sobre o uso racional de medicamentos. Entre os monumentos estão o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, e a Torre de TV, no Distrito Federal, entre outros pontos espalhados pelo país.

Dados de uma pesquisa realizada pelo CFF em parceria com a IQVIA (Intercontinental Medical Statistics)revelam que aproximadamente 90% da população brasileira se automedica, contribuindo para a alarmante estatística de 4,95 milhões de mortes no mundo, sendo 1,27 milhões diretamente relacionadas a infecções por bactérias resistentes (2019). Durante a pandemia de covid-19, houve um aumento significativo nas vendas de antimicrobianos, alcançando 228,3 milhões de unidades vendidas em 2022.

Em Goiás, os números são igualmente preocupantes, com o consumo de antimicrobianos atingindo a marca de 1.126.924,93 nos primeiros dois meses de 2024, conforme dados da pesquisa divulgada pelo CFF.

Lorena Baía, presidente do CRF-GO, enfatiza a importância de utilizar antimicrobianos de maneira racional: “O uso inadequado desses medicamentos contribui para o desenvolvimento de resistência microbiana, um problema crescente e globalmente reconhecido. É urgente que as pessoas se conscientizem sobre os perigos que o uso indiscriminado de medicamentos pode trazer à saúde. É necessário que as pessoas sigam corretamente o uso dos medicamentos prescritos e busquem orientação farmacêutica sempre que necessário. O farmacêutico é o profissional de saúde mais acessível à população”, lembra Lorena.