O governador Daniel Vilela anunciou, nesta quinta-feira (25/6), um investimento de R$ 78 milhões no Centro de Excelência em Inteligência Artificial (Ceia-UFG). A parceria, válida de 2026 a 2031, representa uma nova fase de expansão das atividades do centro. Reforça a estratégia do estado em se consolidar como o principal polo de inteligência artificial do Brasil. O anúncio ocorreu durante um jantar com pesquisadores, desenvolvedores e empresários no Palácio das Esmeraldas.
A formalização da parceria, realizada por meio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), permitirá investimentos em infraestrutura computacional, fomento a startups, pesquisa aplicada, formação de talentos e desenvolvimento de soluções em inteligência artificial voltadas a áreas estratégicas como veículos autônomos, saúde, agronegócio, educação e ciências da vida.
Maior laboratório da América Latina
Durante o evento, Vilela destacou: “Temos em Goiás o maior laboratório de inteligência artificial da América Latina. Talvez seja mais reconhecido fora do estado e até do Brasil do que aqui. Ao fazermos essa segunda etapa de convênio, pensamos em desenvolver novas soluções para o governo. Podemos financiar também o desenvolvimento de pesquisas dentro do Ceia que vão projetar ainda mais esse laboratório.” Ele acrescentou: “Estamos muito otimistas em continuar fazendo de Goiás um estado vanguardista na inteligência artificial no país.”
Dos R$ 78 milhões, R$ 40 milhões serão utilizados na implantação de um AI Data Center e de um laboratório de veículos autônomos. Isso vai ampliar significativamente a capacidade computacional disponível para pesquisadores, estudantes, empresas e órgãos públicos parceiros.
“É um privilégio ser governador no momento deste próximo passo, com a convicção de que estaremos construindo algo transformador para Goiás, o Brasil. Apresentamos soluções inovadoras que vão melhorar a vida das pessoas, alcançar mais eficiência e qualidade na prestação de serviços públicos. Não sou expert em IA, aprendo todos os dias e, às vezes, me assusto. Mas procuro enxergar ela como um instrumento para alavancar a produtividade sem que isso traga exaustão para nossos servidores”, salientou Daniel Vilela.
Referência em inteligência artificial
Criado em 2019 dentro da política de Centros de Excelência do Governo de Goiás, o Ceia-UFG tornou-se uma referência nacional em inteligência artificial aplicada. Reúne universidade, governo e setor produtivo em projetos de pesquisa, inovação e transferência de tecnologia. A nova parceria amplia essa atuação e cria as condições necessárias para que o centro avance em áreas emergentes da chamada IA de fronteira.
Para o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, José Frederico Lyra Netto, o novo ciclo de investimentos consolida uma política pública de longo prazo para o desenvolvimento tecnológico do estado. “Em seus primeiros anos, o Ceia já captou mais de meio bilhão de reais em projetos e parcerias e tem mais de mil pesquisadores ativos. Nesta nova etapa, esperamos projetar Goiás como referência nacional e internacional em IA.”
Inovação, inteligência e desenvolvimento humano
O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), André Rocha, comentou sobre a ousadia do programa. “Ao longo dos últimos anos como vice-governador e há dois meses e meio como governador, vemos Daniel Vilela levar a tecnologia como marca. Com muita ousadia, seja pelo Pequi Bank, seja pelo distrito de inovação, entre outras ações. Fico feliz de ver uma pessoa nova mostrando uma cara moderna para Goiás.”
Já a reitora da Universidade Federal de Goiás (UFG), Sandramara Chaves, destacou o desenvolvimento humano como potencial do laboratório: “Cresceu exponencialmente não apenas no papel que ocupa em relação à IA, mas também na formação de pessoas pensando nessa tecnologia. Esse processo de pesquisa e inovação repercute em objetivos diversos”.
Programas previstos
Além da expansão da infraestrutura tecnológica, o programa prevê a manutenção de mais de 130 bolsistas ativos entre pesquisadores, estudantes e desenvolvedores. A ação visa fortalecer a formação de recursos humanos altamente qualificados em inteligência artificial e áreas correlatas.
O convênio também prevê a aceleração de até 40 startups de base tecnológica, integradas a iniciativas como o Hub Goiás e o Distrito de Inovação e Inteligência Artificial. A intenção é contribuir para o surgimento de novos negócios baseados em conhecimento avançado e tecnologias de ponta, além de suporte técnico para a criação de núcleos emergentes de pesquisa em IA em outros municípios.
Na área educacional, o programa contempla a capacitação de 2 mil professores como multiplicadores em inteligência artificial, a realização da Olimpíada Nacional de IA Aplicada e o desenvolvimento de uma plataforma de ensino a distância, que poderá alcançar até 10 mil estudantes, ampliando o acesso à formação em tecnologias emergentes.
Segundo Telma Woerle Lima Soares, diretora do Ceia-UFG, o investimento representa um passo decisivo para ampliar o impacto científico e econômico da inteligência artificial produzida em Goiás. “O Ceia nasceu com a missão de conectar excelência acadêmica, inovação e desenvolvimento econômico. Este novo ciclo nos permitirá expandir nossa infraestrutura, fortalecer a pesquisa de fronteira, formar novos talentos e acelerar a criação de soluções capazes de gerar impacto para empresas, governos e para a sociedade.”
Metas até 2031
O programa prevê ainda a produção de, pelo menos, 40 publicações científicas de impacto, ampliando a contribuição de Goiás para o avanço do conhecimento na área e fortalecendo a presença do estado em redes nacionais e internacionais de pesquisa.
Outra meta é a consolidação de uma rede com 100 empresas parceiras ativas, estimulando a transferência de tecnologia e a aplicação prática das pesquisas desenvolvidas pelo centro. O convênio também busca ampliar a capacidade de Goiás de atrair e reter pesquisadores altamente qualificados, criando um ambiente favorável à produção científica e ao desenvolvimento tecnológico.
.


