Daniel Vilela inaugura ala de hemodinâmica no HMAP

Compartilhe

O vice-governador, Daniel Vilela, participou neste sábado (12/04) da inauguração da nova ala de hemodinâmica do HMAP – Hospital Municipal de Aparecida de Goiânia – Iris Rezende Machado (HMAP). A unidade é referência em procedimentos de alta complexidade e, por isso, contará com reforço nos atendimentos cardiovasculares, com apoio direto do Governo de Goiás.

A nova estrutura já realizou mais de 6 mil procedimentos desde 2022 e passa a integrar oficialmente o esforço estadual de regionalização da saúde, política implantada na gestão do governador Ronaldo Caiado. “Este novo serviço terá parceria com o governo do Estado, para que possamos dar mais celeridade aos procedimentos. Além disso, o HMAP é hoje o hospital com o maior nível de satisfação entre os pacientes no Brasil”, destacou Daniel Vilela.

Durante a cerimônia, o vice-governador também anunciou novos investimentos no setor. Entre os destaques, está a chegada de uma unidade da faculdade de Medicina da Sociedade Israelita Albert Einstein em Goiás. “Vamos ter ensino, pesquisa e atendimento de excelência. Isso qualifica a rede pública e consolida nosso Estado como referência em saúde no país”, afirmou.

”Estive aqui com meu pai”, diz Daniel Vilela

Daniel também fez menção à evolução da saúde pública em Goiás. Segundo ele, o cenário mudou radicalmente nos últimos anos. “Lembro que, antes mesmo da construção do HMAP, estive aqui com meu pai, Maguito Vilela. Aparecida tinha mais de 500 mil habitantes, porém contava apenas com três Cais precários. Mas hoje, temos hospitais regionais modernos e atendimento digno em todas as regiões.”

Desde 2022, o HMAP a Sociedade Israelita Albert Einstein é responsável pela gestão. A unidade conta com 235 leitos e mais de 1.100 profissionais. A nova ala de hemodinâmica do HMAP é resultado da doação de um paciente da rede privada do Einstein, em São Paulo, e permitirá a ampliação de procedimentos como por exemplo cateterismo, angioplastia e correções cardíacas estruturais.

O hospital também faz parte do Projeto Supra, que conecta Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e o Samu a cardiologistas por meio de telemedicina. Assim, o protocolo permite a avaliação do eletrocardiograma em até sete minutos, o que já resultou em mais de 300 atendimentos emergenciais desde sua criação.

O prefeito de Aparecida de Goiânia, Leandro Vilela, ressaltou a importância do alinhamento com o Governo de Goiás para que garantisse a continuidade do modelo de gestão. “Temos uma administração responsável, que mantém os pagamentos em dia e trabalha em conjunto com o Estado para expandir os serviços.”

Pacientes já notam resultados da ala de hemodinâmica do HMAP


Os pacientes já sentem o impacto da nova estrutura. Hugo Alves da Silva, 75 anos, foi o primeiro a realizar uma cirurgia hemodinâmica pelo SUS em Goiás. Ele corrigiu uma anomalia cardíaca com o uso de prótese minimamente invasiva. “Foi tudo muito eficiente. Assim, não precisei abrir o peito. Sou muito grato, salvou minha vida”, contou.

Outro caso é o de José Damásio, 58 anos, que sofreu um infarto em casa. “O atendimento foi rápido e salvador, pois a comunicação entre o Samu e o hospital foi perfeita”, afirmou.

O secretário estadual de Saúde, Rasível dos Santos, explicou que a nova ala seguirá diretrizes da gestão estadual. “Vamos ampliar os procedimentos vasculares e, assim, iniciar cirurgias cardíacas pediátricas por hemodinâmica”, afirmou.

Fotos: André Costa