Defesa Civil de Goiânia alerta para chuvas intensas e orienta população sobre cuidados

Previsão para toda a semana, segundo o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), é de pancadas de chuva e nebulosidade na capital e em outras regiões do estado

chuvas Goiânia defesa civilFoto: Defesa Civil

Compartilhe

A Defesa Civil de Goiânia orienta a população sobre cuidados diante das chuvas intensas, acompanhadas de ventos fortes, nesta semana.

De acordo com o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), a previsão é de pancadas de chuva e nebulosidade na capital e em outras regiões do Estado.

Nesta terça-feira (14/1), o volume de precipitação pode variar entre 20 e 50 mm por hora, com rajadas de vento que podem atingir até 80 km/h.

O coordenador municipal de Proteção e Defesa Civil, Robledo Mendonça, reforça a importância de a população estar atenta aos avisos meteorológicos, bem como tomar medidas preventivas para garantir a segurança.

“Diante das chuvas, que podem ser acompanhadas por ventos fortes, é fundamental que os moradores evitem áreas alagadas, não estacionem veículos sob árvores e, se possível, permaneçam em locais seguros durante tempestades”, conforme destaca.

“A Defesa Civil de Goiânia recomenda, dentre outros cuidados, evitar transitar por áreas alagadas e, se possível, permanecer em casa durante as tempestades. Caso esteja na rua e perceba sinais de alagamento, procure abrigo em um local seguro e elevado”, assim reforça Robledo.

Previsão

De acordo com o Cimehgo, a combinação de calor e umidade favorece a formação de áreas de instabilidade, resultando em chuvas irregulares que podem ser volumosas em algumas localidades.

A Defesa Civil de Goiânia segue trabalhando de forma preventiva e reativa, atendendo a emergências e realizando acompanhamento contínuo de áreas de risco.

A população pode entrar em contato com a Defesa Civil pelo número 153, ou com o Corpo de Bombeiros, pelo número 193.

Apoio

A Defesa Civil de Goiânia realizou, na tarde desta terça-feira (14/1), ação solidária a moradores que tiveram suas casas alagadas devido ao transbordamento do Ribeirão João Leite.

As equipes prestaram apoio às famílias atingidas, com a entrega de alimentação, colchões, cobertores e kits de higiene.

O coordenador Robledo Mendonça destacou a importância das ações de socorro imediato em situações de emergência.

Leia também: Haddad desmente fake news sobre taxa para veículos com mais de 20 anos