Donald Trump é eleito presidente dos Estados Unidos

Republicano obteve 277 delegados, sete a mais do que os 270 necessários

Donald Trump foi eleito

Compartilhe

Donald Trump foi eleito presidente dos Estados Unidos da América (EUA). Após quatro anos fora do cargo, o republicano retornará à Casa Branca como o 47º presidente, de acordo com projeções da Associated Press (AP) e da CNN. A confirmação veio nesta quarta-feira (06/11), às 7h35, pelo horário de Brasília.

Segundo as projeções, o bilionário de 78 anos superou a candidata democrata, Kamala Harris, ao garantir a maioria dos 538 delegados do Colégio Eleitoral. Trump obteve 277 delegados, sete a mais do que os 270 necessários, enquanto Kamala alcançou 224.

A vitória foi selada com o triunfo em Wisconsin, estado-pêndulo onde Harris era a favorita, mas onde Trump garantiu a margem necessária para assegurar a presidência.

Antes mesmo do anúncio oficial, com os resultados já apontando para sua vitória, Trump e seu vice, J.D. Vance, discursaram para apoiadores na Flórida. “Teremos a era de ouro dos EUA, que nos permitirá tornar a América grande novamente”, declarou Trump.

No “discurso da vitória”, acompanhado pela esposa, Trump agradeceu aos apoiadores e descreveu a eleição como “o maior movimento político, nunca antes visto na história deste país”. “Vamos ajudar o nosso país a se recuperar, resolver as nossas fronteiras e todos os outros problemas. Superamos obstáculos que ninguém julgava possíveis. Não é uma loucura? Mas é uma vitória política sem precedentes para nosso país”, afirmou.

Trump reiterou seu compromisso com a nação. “Para todos os cidadãos, lutarei por você, por sua família, com cada fibra do meu corpo, até que tenhamos a América que queremos. Teremos a era de ouro dos EUA, que nos permitirá tornar a América grande novamente”.

Com a derrota praticamente definida, Kamala Harris declarou que não faria um pronunciamento durante a madrugada, preferindo aguardar “a contagem final dos votos”. Às 4h25, a AP projetou Trump à frente com 257 delegados, consolidando a vitória definitiva pouco depois, quando ele atingiu 277, contra 224 de Kamala.

Leia também: Caiado critica momento tardio para discussão de corte de gastos no governo Lula