Com a marca de mais de 1.500 procedimentos realizados com auxílio de robôs, o Hospital Einstein Goiânia reafirma sua posição de pioneirismo e excelência em cirurgia robótica no Centro-Oeste. Desde que introduziu a tecnologia na região, o hospital tem promovido avanços significativos na medicina de alta precisão, com uma média de 40 cirurgias mensais nas especialidades de ortopedia, urologia, ginecologia e cirurgia torácica.
O diretor do hospital, Felipe Piza, destaca que Goiânia se tornou um polo médico estratégico no Brasil. “Esse foi um dos motivos de o Einstein ter vindo para o Centro-Oeste. Antes, os pacientes precisavam ir para São Paulo para realizar a cirurgia e os médicos também tinham que viajar para concluir a fase prática da especialização em robótica. Hoje, é possível realizar tudo isso em Goiânia”, afirmou. Ele ressalta ainda que o investimento mais relevante não está apenas na tecnologia, mas na capacitação dos profissionais. Mais de 90 médicos já foram formados em cirurgia robótica por meio da pós-graduação oferecida pelo Einstein Goiânia.
Entre os especialistas que atuam com a tecnologia está o cirurgião Leonardo Emílio, que atua na área do aparelho digestivo. Conforme ele, os benefícios da cirurgia robótica são diversos: “Os benefícios da cirurgia robótica incluem incisões menores, menos sangramento, menor risco de infecção, menos dor no pós-operatório, alta hospitalar mais precoce e retorno mais rápido às atividades do dia a dia”. Ele acrescenta que, além desses ganhos, os desfechos cirúrgicos costumam ser superiores, com menos complicações.
Especialidades
Além disso, Leonardo também explica que o robô não atua de forma autônoma. “O robô apenas potencializa nossos movimentos, ampliando a visão – com alta definição e 3D – e permitindo movimentos milimétricos, especialmente úteis em áreas anatômicas delicadas como esôfago, estômago, intestino e reto”, esclarece. Segundo ele, a tecnologia também proporciona mais ergonomia ao cirurgião, o que se traduz em maior conforto e segurança durante os procedimentos.
No Einstein Goiânia, os procedimentos robóticos incluem desde cirurgias de hérnias abdominais até intervenções oncológicas complexas. A tecnologia, de acordo com os especialistas, contribui para uma recuperação mais rápida e com menor impacto físico. “A medicina do futuro não é apenas sobre tecnologia. É sobre como essa tecnologia pode ser usada para oferecer um cuidado mais gentil, mais preciso e mais respeitoso ao corpo humano. A cirurgia robótica veio para ficar. E mais do que isso: veio para cuidar melhor”, finaliza o cirurgião.
Leia também: Dor lombar leva mais de 800 pacientes ao HEF no último trimestre