Em ação inédita, Gracinha Caiado entrega óculos a estudantes da rede estadual

Ao todo, 310 armações e lentes foram repassadas gratuitamente a beneficiários do programa Olhar para Todos. Ação tem parceira do Cerof-UFG

Em ação inéditaFoto: André Saddi/Diego Canedo

Compartilhe

Em ação inédita, Gracinha Caiado entrega óculos a estudantes da rede estadual. A coordenadora do Goiás Social entregou, nesta quarta-feira (26/3), 254 óculos de grau para estudantes do Colégio Estadual da Polícia Militar (CEPMG) Ayrton Senna, no Jardim Curitiba, em Goiânia.

Ela destacou o alcance do programa Olhar Para Todos, que oferece, além dos óculos, exames oftalmológicos. “Esse é o maior programa oftalmológico do Brasil. Não fazemos apenas o exame. Quem precisa de cirurgia também é atendido”, relatou ela. “Fazemos isso para mostrar que não existe governo se não for para cuidar das pessoas”, assim completou.

Além de 254 alunos do CEPMG Ayrton Senna, outros 56 estudantes do Colégio Estadual Ronaldo Ramos Caiado Filho, no Jardim do Cerrado, foram contemplados com óculos novos, totalizando 310 entregas no dia.

A entrega é a etapa final do processo que começa nas próprias unidades escolares com a realização de consultas, em parceria com o Centro de Referência em Oftalmologia da Universidade Federal de Goiás (Cerof-UFG).

Em seguida, os óculos adquiridos pela Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) e disponibilizados totalmente de graça aos estudantes. Os casos cirúrgicos encaminhados para a regulação e atendidos.

“A determinação do governador Ronaldo Caiado é que seja feito o acompanhamento completo, até a entrega dos óculos”, conforme contou a primeira-dama Gracinha Caiado, que também é presidente de honra da OVG.

De acordo com ela, mais de 40% dos jovens que fizeram exames precisavam de óculos. “É um porcentual muito alto. Por isso, nosso objetivo é chegar a todas as escolas da rede estadual”, arrematou.

Atendimento

De acordo com o diretor-geral do Cerof, oftalmologista Marcos Ávila, a iniciativa leva até a comunidade escolar consultórios modernos e completos, dispostos em ônibus, para oferecer atendimento de qualidade aos jovens pacientes.

“Esse projeto é inovador em termos de diminuir a repetência, a evasão e tantos problemas que quem não enxerga enfrenta em uma sala de aula”, assim explicou.

Aluno do 3º ano do Ensino Médio, Nicollas Samuel recebeu seus óculos nesta quarta. O jovem definiu o programa como uma oportunidade.

“Acho que é uma ótima ideia. Melhora nossa capacidade de aprender. Muitas pessoas não têm condições de comprar seus óculos ou de fazer um exame de vista. Fiz tudo isso aqui no colégio e de graça. Com tudo pronto, vai me ajudar muito”, conforme salientou ele.

Abrangência

Desde lançado, em novembro de 2024, o programa já percorreu 17 escolas da rede estadual de educação. Onde realizaram 4,1 mil consultas, que resultaram na solicitação de 1,6 mil óculos.

Além disso, também esteve presente em nove edições do Goiás Social, somando 7 mil consultas e 4,1 mil pedidos de óculos. Neste caso, os atendimentos abertos para todos os públicos e beneficiam, inclusive, as comunidades kalunga e indígenas.

A diretora-geral da OVG, Adryanna Caiado, lembrou que desde o início do programa a determinação de Gracinha Caiado foi para aquisição de armações e lentes da melhor qualidade possível, garantindo que realmente atendessem às necessidades dos beneficiários.

Leia também: Especialista revela o segredo para músculos mais definidos