Equipe goiana se classifica para o mundial de robótica

Alunos de uma escola particular em Goiânia, os estudantes serão os primeiros representantes goianos (nível 2) no RoboCup, que em 2025 ocorrerá no Brasil

foto robóticaFoto: divulgação

Compartilhe

Uma equipe de robótica goiana formada por alunos do ensino fundamental e médio conquistaram neste sábado (16/11), a classificação para a RoboCup, o campeonato mundial de robótica, que em 2025, ocorrerá no Brasil.

Alunos de uma escola particular em Goiânia (dois são ex-alunos), os estudantes serão os primeiros representantes goianos (nível 2) no evento internacional após a conquista do 3º lugar na etapa nacional da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), assim realizada durante o evento Robótica 2024, maior evento de Robótica e IA da América Latina, no Centro de Convenções de Goiânia.

Ao todo participaram mais de 500 instituições de todos os Estados do Brasil e de outros países. Gabriel Cavalcante, Pedro Gomes, Caio Fidelis e Arthur Nogueira foram orientados pelo professor de robótica e programação, Walisson Águas, responsável técnico de outras equipes em três grandes instituições de ensino na capital.

Para Águas, que orienta os alunos classificados desde 2017, a equipe obteve um resultado muito expressivo, graças ao esforço dos alunos que ficaram em 2º lugar na etapa estadual.

Walisson também é orientador de outras equipes da escola, formadas por alunos do 6º ao 9º ano, e mencionou que os estudantes iniciaram seus estudos em programação e robótica no colégio Lassale.

“Desde o início dos estudos em robótica eles estão sob as minhas orientações e hoje, dois deles já estão no ensino médio. Realmente eles vêm crescendo a cada ano, superando obstáculos e atingindo seus objetivos”, conforme ressalta Walisson Águas.

Trabalho

Ricardo Franco, professor do Instituto de Informática da Universidade Federal de Goiás e representante da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) em Goiás, destacou a participação das equipes nível 2 na OBR Resgate, dentre elas, a equipe do Colégio Lassale, Brainbots.

Para Ricardo, o trabalho desenvolvido pela organização em nível estadual, em conjunto com o Instituto de Informática (INF), o Centro de Excelência em Inteligência Artificial (CEIA), bem como a Universidade Federal de Goiás (UFG), condicionou às duas equipes do estado o nivelamento com as melhores do Brasil.

O professor também salientou que o feito inédito da equipe Brainbots é motivo de orgulho para todos os envolvidos, dentre eles, o treinador e familiares.

“Sinto-me muito honrado em acompanhar a evolução da equipe ano após ano, sempre aprimorando seu desempenho durante a OBR Estadual de Goiás. Desejo sucesso à equipe e que possam representar nosso estado e nosso país, obtendo excelentes resultados”, conforme afirmou Ricardo Franco.

Participação inédita

O aluno Pedro Gomes ressaltou que participar da OBR foi uma experiência incrível, sendo já a segunda vez representando Goiás em uma competição tão importante.

“E, agora, tivemos a honra de chegar ao mundial pela primeira vez. Sou grato ao Colégio Lassale e ao professor Walisson pelo apoio e incentivo ao longo dessa jornada”, conforme avaliou o estudante do 9º ano.

Daniela Yasmin é mãe do Caio e descreve o filho Caio como um menino tranquilo, centrado e disciplinado. Ela expressou grande emoção e alegria por ele ter alcançado essa etapa importante, destacando que o esforço do filho, assim como dos amigos já é uma vitória.

“São anos de dedicação com aulas, apoio familiar e empenho. A etapa nacional foi uma maratona intensa, marcada por esforço coletivo, noites de estudo e momentos emocionantes. Para ela, tudo isso reflete amor, respeito e incentivo para que eles alcancem seu potencial”, avaliou.

Arthur Nogueira ingressou na robótica no Colégio Lassale em 2018 e, desde então, tem se dedicado aos estudos de programação. O estudante, agora no ensino médio, ressaltou que, mesmo tendo mudado de instituição de ensino, o amor pela equipe Brainbots o fez escolher permanecer nela.

“Me sinto acolhido pelos meus companheiros de equipe e pelo professor Walisson, por quem tenho respeito e admiração. Estar fazendo história em Goiás me deixa muito orgulhoso, assim como à minha família”, disse Arthur.

O evento

O Robótica é um dos maiores e mais importantes eventos da área da América Latina e promovido pela RoboCup Brasil com organização da Universidade Federal de Goiás e do Centro de Competência em Tecnologias Imersivas (Akcit).

Ele reúne competições e congressos científicos nas áreas de robótica e inteligência artificial (IA), com mais de 500 instituições participantes de todos os Estados do Brasil e de outros países nos subeventos: Competição Brasileira de Robótica Petrobras (CBR Petrobras), Mostra Nacional de Robótica (MNR), bem como Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR).

A Olimpíada Brasileira de Robótica é voltada para estudantes do ensino fundamental e médio, que devem montar e programar robôs capazes de realizar o resgate de vítimas em um ambiente simulado.

É uma das ligas da competição brasileira de robótica que terá sua final nacional disputada durante o Robótica 2024. Assim, em 2024, mais de cinco mil alunos se inscreveram para essa modalidade.

Leia também: Carta final do G20 condena guerras em Gaza e na Ucrânia

Utilizamos cookies de acordo com nossas Políticas de Privacidade, ao continuar, você concorda com estas condições.