Especialista dá dicas de como escolher um carro novo

Estilo de vida e necessidades pessoais também devem ser considerados

Compartilhe

Investir nos automóveis mais desejados do mercado é um passo estratégico à medida que pode representar facilidade na hora da venda do veículo adquirido ou mesmo na garantia de uma melhor valorização.

Entre os modelos mais vendidos no Brasil, segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), a Fiat Strada segue na liderança, com mais de 86 mil novos carros rodando no mercado em 2023.

Na segunda colocação está o Volkswagen Polo, que superou o Chevrolet Onix nos últimos meses. Para fechar o Top 5, o Hyundai HB20 ocupa a quarta colocação do ranking com 7.622 vendas até setembro enquanto o sedã Chevrolet Onix Plus é o quinto com quase 7 mil emplacamentos.

Entre os SUVs, o lugar mais alto do pódio fica com o Volkswagen T-Cross, modelo mais vendido do segmento no ano. Já o segundo lugar é do Chevrolet Tracker, que teve 6.537 comercializações apenas em setembro. Enquanto o Volkswagen Nivus é o terceiro com 4.771 emplacamentos no mesmo mês.

Especialista

Conforme explica Robério Pires, Diretor da Umuarama Concessionárias, o Ranking de vendas em 2023 mostra um resultado de estratégias do segmento, mas o importante mesmo ao adquirir um novo modelo é descobrir qual é a versão que mais se adapta à rotina do cliente, essa consultoria deve atender as suas necessidades de uso.

“Precisa-se ouvir o cliente, entender sua expectativa e necessidades de uso, seja para se deslocar ao trabalho, utilizar o veículo como renda extra ou mesmo viajar, utilizando o veículo exclusivamente na hora do lazer na companhia de amigos ou parentes”, explica.

Ele ainda acredita que um fator essencial na decisão de compra do cliente é a qualidade do atendimento. Ali se consegue ir além da venda, que são as interações e o relacionamento contínuo com o cliente, gerando retenção e sustentabilidade para os negócios.

“O produto é hoje um ponto comum entre as montadoras, é preciso estar sempre inovando e encantando o cliente. É por isso, que o mercado segue tão democrático, produzindo modelos com uma infinidade de particularidades. Para alguns, o que mais importa é o desempenho e durabilidade, enquanto para outros a preferência é por maior necessidade de espaço e conforto. Há clientes que se encantam com o painel multimídia, repleto de interatividade ao passo que alguns clientes não abrem mão de economia”, define Robério Pires.

Leia também: