Goiânia recebe, nesta terça-feira (12/12), o evento de lançamento do livro “O Espírito do Japão: Uma Jornada pela Acupuntura Japonesa”. O autor, sensei Valério Lima, compartilha sua experiência ao narrar uma jornada pela acupuntura e medicina tradicional japonesas.
O livro reúne a sabedoria milenar japonesa para tratar dores crônicas e agudas usando a acupuntura com uma única agulha. Ele destaca sua participação como o primeiro brasileiro convidado a palestrar e realizar uma demonstração prática da técnica no 51º Taikai, que ocorreu em Hiroshima, Japão, em outubro.
O sensei Valério Lima é reconhecido como o maior estudioso das terapias e acupuntura japonesas da América Latina. Fundador do Kangendô, o primeiro instituto de terapias japonesas do país, ele coordena o único curso internacional de Formação e Pós-Graduação em Acupuntura Japonesa fora do Japão, referência nos países latinos.
“Esta obra desvenda tudo que está por trás da acupuntura e terapias japonesas, criadas há mil anos no Japão e que, atualmente, estão adaptadas para tratar as doenças da modernidade. Os recursos terapêuticos aprimorados pelos japoneses permitem resultados imediatos para dores físicas e questões emocionais e mentais, sendo uma excelente para a parte psicoemocional”, afirma o autor.
Acupuntura
A acupuntura é uma terapia segura e eficaz para uma variedade de condições e no Japão, a acupuntura é uma prática médica reconhecida e regulamentada pelo governo. Segundo uma pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar do Japão em 2022, 71,6% dos japoneses conhecem a acupuntura e mais de 30% da população já usaram a acupuntura alguma vez na vida. Os principais motivos pelos quais os japoneses procuram a acupuntura são para tratar dor (42,3%), estresse (26,8%) e problemas de sono (21,7%).
Leia também: