Exames fora da fila de regulação começam a ser reagendados em Goiânia

MS encontrou 355 mil solicitações de exames laboratoriais e ultrassonografias deixadas sem andamento na gestão anterior

SMS de Goiânia

Compartilhe

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Goiânia começou, nesta semana, a agendar exames eletivos que haviam sido solicitados, mas ficaram fora da fila de regulação. De acordo com o secretário Luiz Pellizzer, cerca de 355 mil pedidos estavam sem andamento. Conforme a prefeitura, os registros foram inseridos no sistema durante a gestão anterior.

“Nós encontramos essas solicitações em uma nuvem no sistema utilizado pelo Complexo Regulador Municipal, depois de recebermos a reclamação de uma paciente na Ouvidoria da pasta. Ela estava aguardando por uma ultrassonografia, mas a solicitação não estava na fila de regulação do exame”, afirmou Luiz Pellizzer.

“Nós investigamos a situação e solicitamos esclarecimentos à empresa responsável pelo sistema. Descobrimos cerca de 355 mil pedidos de exames, dos anos de 2022 e 2023 na mesma situação, muitos deles duplicados ou triplicados e sem nenhum andamento”, detalhou a superintendente de Regulação, Avaliação e Controle, Paula dos Santos Pereira. “Acreditamos que as solicitações foram removidas da fila para serem executadas por algum tipo de programa, mas a iniciativa foi abandonada e os pacientes deixados sem resposta”, disse o secretário.

De acordo com a SMS a maioria das solicitações é referente a exames laboratoriais e diversos tipos de ultrassonografias. A SMS solicitou à empresa responsável a exclusão das solicitações repetidas. Também pediu o retorno imediato dos pacientes ao fluxo de regulação dos exames, o que provocou aumentos significativos nas filas de espera pelos procedimentos.

“As filas de ultrassonografias e exames laboratoriais tiveram um salto com o retorno desses pacientes. Hoje temos 122.906 pedidos nas filas de ultrassonografias e 11.400 solicitações de exames laboratoriais”, contou a superintendente. A pasta denunciou a situação ao Ministério Público. Além disso, a secretaria solicitará aos municípios que têm pactuação com a capital para a realização dos exames, a atualização das solicitações dos pacientes.

Agendamentos

“Nós já ampliamos em 60% o agendamento dos exames, para dar vazão às filas, e estamos em processo de contratação de novos prestadores”, afirmou o secretário. Ele ainda solicitou que a população mantenha o telefone de contato atualizado. Além disso, ele recomenda que atendam às ligações, mesmo que o número seja desconhecido, para confirmar os agendamentos.

Leia também: Goiânia volta a realizar cirurgias cardíacas infantis pelo SUS