Fieg promove evento para recuperar protagonismo de Goiás na produção de arroz

Evento tem o apoio da Fieg, do Sebrae Goiás, da Embrapa Arroz e Feijão, em parceria com a Basf e o Sindicato da Indústria do Arroz do Estado de Goiás (Siago)

Compartilhe

Na próxima quinta-feira (04/04), a Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg) sedia o o lançamento da BRS A504 CL, cultivar de arroz que integra conjunto de ações que pode trazer de volta o protagonismo de Goiás na produção nacional do cereal. O evento será na Casa da Indústria, em Goiânia.

O lançamento tem o apoio da Fieg, do Sebrae Goiás, da Embrapa Arroz e Feijão, em parceria com a Basf e o Sindicato da Indústria do Arroz do Estado de Goiás (Siago).

Segundo a Fieg, o Estado já foi um dos três principais produtores de arroz do Brasil, na década de 1980, chegando a colher 1,5 milhão de toneladas. Esse montante supria a demanda de Goiás e o restante era exportado para outras localidades do país.

Ao longo do tempo, devido à concorrência do arroz da Região Sul, esse cenário foi mudando. Hoje, Goiás ocupa a 11ª posição no ranking nacional do arroz, com uma produção de 85,5 mil toneladas do grão. Esse montante é insuficiente para atender o consumo interno atual, estimado em 260 mil toneladas.

O lançamento da BRS A504 CL faz parte de uma nova perspectiva que vem sendo construída pelo setor produtivo goiano. O arroz está sendo integrado a sistemas de produção em rotação de grãos, como soja, milho e feijão; e de hortaliças, como alho e cebola.

Nesses sistemas, o chamado arroz de terras altas, ou de sequeiro, vem sendo introduzido em cultivos irrigados sob pivô. Estimativas da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e da Embrapa apontam que a área plantada com arroz sob pivô central em 2022/2023 passou de três mil hectares para 15 mil hectares. Essa é uma tendência e uma situação inédita para o Estado de Goiás.

A expectativa com o lançamento da BRS A504 CL é que essa cultivar possa contribuir com o setor produtivo e com o momento promissor da rizicultura goiana.

Leia também: