A quinta-feira (13/2) foi de vitórias de virada do tênis brasileiro em torneios distintos. Nesta tarde, o carioca João Fonseca, de 18 anos, avançou às quartas de final na chave de simples do ATP 250 de Buenos Aires, ao superar assim o anfitrião Federico Coria (115º no ranking mundial), por 2 sets a 1 (2/6, 6/4 e 6/2).
Com a vitória de hoje, Fonseca subirá do atual 99º lugar no ranking o 89º na próxima atualização da lista da Associação dos Tenistas Profissionais (ATP). Assim, o brasileiro também se tornou o tenista mais jovem a passar às quartas do torneio argentino nos últimos 20 anos.
O carioca terá um desafio e tanto nas quartas de final em Buenos Aires. O adversário será o vencedor do confronto de hoje (13/2) entre o dinamarquês Holger Hune (12º) e o argentino Mariano Navone (47º), às 18h30 (horário de Brasília).
No histórico recente do jovem tenista está a vitória implacável sobre o russo Andrey Rublev – número 9 do mundo na ocasião – na segunda rodada do Aberto da Austrália, por 3 sets a 0.
O Brasil conta também com Thiago Wild no ATP 250 de Buenos Aires. Atual número 77 do mundo, o paranaense de 24 anos enfrentará na sexta (14) o sérvio Laslo Djere (112º) em partida das quartas de final.
Bia Haddad
Mais cedo, quem também se superou em quadra foi a paulista Beatriz Haddad Maia, em parceria com a alemã Laura Siegemund, que despacharam mais uma dupla favorita ao título do WTA 1000 de Doha, assim formada pela belga Elise Mertens e a australiana Ellen Pérez (cabeças de chave 6).
Nesta quinta (13/2), Bia e Laura classificaram às semifinais do torneio, depois de derrotarem Elise e Ellen por 2 sets a 1 (5/7, 6/4 e 11/9). Na última terça (11), a parceria Brasil-Alemanha já havia levado a melhor sobre a dupla cabeça de chave 4, composta assim pela norte-americana Sofia Kenin e a ucraniana Lyudmila Kichenok.
Bia e Laura vão lutar por uma vaga na final do WTA de Doha na sexta-feira (14), em horário ainda a ser definido. Por isso, elas terão pela frente a dupla da chinesa Jiang Xinyu com a taiwanesa Fang-Hsien Wu.
No início do ano, Bia e Laura chegaram à final do WTA 500 de Adelaide (Austrália), mas deixaram escapar o título após revés na final para dupla da chinesa Hanyu Guo com a russa Alexandra Panova. Depois elas competiram no Aberto da Austrália e pararam nas oitavas.
Fonte: Agência Brasil
Leia também: Governo avança na seleção de projetos do pré-carnaval em Goiás