Gêmeas siamesas Eliza e Yasmin são separadas com sucesso em cirurgia no Hecad

Unidas pelo abdômen e com o fígado compartilhado, as irmãs têm apenas 34 dias de vida

Gêmeas siamesasFoto: Comunicação/ Hecad

Compartilhe

As gêmeas siamesas Eliza Vitória e Yasmin Vitória foram oficialmente separadas com sucesso nesta terça-feira (13/05), em um procedimento de alta complexidade no Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (Hecad), em Goiânia. O Dr. Zacharias Calil, referência nacional em casos do tipo, coordenou e conduziu a equipe de cirurgia pediátrica

As irmãs, unidas pelo abdômen e com o fígado compartilhado, têm apenas 34 dias de vida. Elas deram entrada no centro cirúrgico às 8h02. Às 9h45 os médicos realizaram a primeira incisão e, às 10h42, os cirurgiões finalizaram a separação do fígado. A separação total dos corpos terminou às 11h29. Em seguida, os médicos encerram oficialmente a cirurgia às 13h02, após a reconstrução das estruturas abdominais de cada bebê pela equipe de cirurgia plástica.

De acordo com o hospital, as meninas foram para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI), onde estão sob cuidados intensivos e vigilância contínua de uma equipe multiprofissional altamente especializada, pois o momento ainda requer atenção total. “O pós-operatório é sempre uma fase delicada, especialmente em bebês tão pequenos, e exige cuidados intensivos”, informou a direção do Hecad.

Esta é a segunda separação de gêmeas siamesas realizada pela equipe do Dr. Zacharias Calil em menos de uma semana. No último sábado, o mesmo hospital também foi palco da separação bem-sucedida das gêmeas Kiraz e Aruna, que nasceram unidas pela região pélvica. O hospital divulgará novas atualizações sobre o estado de saúde das pacientes assim que possível.

Leia também: Gêmeas siamesas estão em observação após cirurgia de separação, em Goiânia