O Governo de Goiás, por meio do Goiás Social e da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), firmou parceria com o Instituto Gerando Falcões para iniciar o projeto Favela 3D no Residencial JK, em Goiânia.
A ação inédita na região Centro-Oeste vai atuar por dois anos na comunidade com ações de infraestrutura, educação, qualificação profissional. E assim geração de oportunidades, unindo o poder público, o terceiro setor e a sociedade civil para romper o ciclo da pobreza.
A iniciativa terá duração de dois anos e beneficiará diretamente cerca de 600 famílias do bairro, com foco na melhoria da infraestrutura. Bem como acesso a serviços públicos e inclusão produtiva. A cerimônia de lançamento foi realizada na sede da ONG De Mãos Dadas, que passa a ser o polo de articulação do projeto.
Espaço
O espaço sediará permanentemente ações voltadas à qualidade de vida da comunidade, com a oferta de cursos, serviços públicos e programas sociais. Durante o evento, os moradores tiveram acesso a atendimentos do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), inscrições para cursos de capacitação da Secti, Educação de Jovens e Adultos (EJA). Bem como a atividades esportivas, gibiteca, distribuição de frutas desidratadas do projeto Mix do Bem e mudas da Saneago.
“A gente está aqui no Residencial JK, celebrando o lançamento da parceria entre a Secti, o Goiás Social e o Instituto Gerando Falcões, que é referência no terceiro setor no Brasil. O Governo de Goiás vai trazer para a comunidade os cursos de informática do programa Sukatech e a conexão com a Escola do Futuro de Goiás. É um momento de transformação por meio da ciência, da tecnologia e da inovação”, conforme afirmou o subsecretário de Inovação e Desenvolvimento Sustentável da Secti, Raphael Martins.
Favela 3D
O Favela 3D, sigla para Digna, Digital e Desenvolvida, é a principal tecnologia social do Gerando Falcões, um ecossistema de desenvolvimento social que atua em mais de 6 mil favelas brasileiras.
Assim, o projeto promove intervenções estruturais e sociais por meio de uma metodologia replicável, baseada em dados, inovação e participação comunitária. O objetivo é, ao final de dois anos, entregar ao poder público um território redesenhado e sustentável, com infraestrutura adequada e políticas públicas consolidadas.
“A gente está aqui hoje, o Gerando Falcões, juntamente com o Governo de Goiás, por esse marco que é o lançamento oficial do projeto Favela 3D, o primeiro aqui do Centro-Oeste. Vamos trazer soluções de saneamento, qualificação profissional e trabalho social com o programa Decolagem. A proposta é impactar mais de 600 famílias que vivem hoje no Residencial JK”, conforme destacou o diretor de Relações Governamentais do Gerando Falcões, Lucas Cepeda.
A representante do Gabinete de Políticas Sociais, Uiara Pimenta, lembrou o processo de escuta realizado nos últimos meses na região. “Passamos aqui três meses fazendo um diagnóstico no bairro, levantando as demandas. Hoje, começamos a implementar a metodologia do Favela 3D com ações voltadas para educação, saúde, esporte e lazer. É mais uma proposta do Governo de Goiás dentro do programa Goiás Social”, assim explicou.
Moradora há 12 anos do Residencial JK, Telma Leão falou com emoção sobre o impacto do projeto para a comunidade. “Essa união do Gerando Falcões com o Estado de Goiás nos enche de esperança de que teremos um JK melhor para nós. Assim como para nossas famílias e para toda a comunidade”, frisou.
Leia também: SINE Anápolis disponibiliza 150 vagas de emprego em diferentes áreas