Goiânia oferece serviço gratuito para recolhimento de móveis e eletrodomésticos velhos

Moradores podem agendar a coleta pela internet ou pelo telefone/WhatsApp

Goiânia disponibiliza serviço de recolhimento

Compartilhe

A Prefeitura de Goiânia disponibiliza gratuitamente o serviço de recolhimento de bens inservíveis, como sofás, colchões, eletrodomésticos e eletrônicos que não podem ser descartados no lixo comum. Por meio do programa Cata-Treco, os moradores podem agendar a coleta pela internet ou pelo telefone/WhatsApp, evitando o descarte irregular de objetos volumosos em vias públicas, áreas verdes e margens de córregos.

A empresa Limpa Gyn realiza o serviço em todas as regiões da capital. Em seguida, após o recolhimento, os colaboradores encaminham os materiais para 12 cooperativas de reciclagem cadastradas. Para solicitar a coleta, o cidadão pode acessar o site da Limpa Gyn ou agendar pelo telefone/WhatsApp (62) 3093-9223.

Também é possível fazer o pedido pelo site da Prefeitura de Goiânia, clicando no banner do Cata-Treco e preenchendo um formulário com dados pessoais e endereço para coleta. Após o envio, o morador recebe uma confirmação por e-mail e, em seguida, a empresa o contata para definir a data de atendimento.

Procura pelo serviço

De acordo com a Limpa Gyn, muitos moradores procuram o serviço. Só em 2025, a empresa atendeu 6.540 solicitações, de um total de 10.958 registradas desde a criação do SAC. Sofás, guarda-roupas e colchões lideram a lista de itens recolhidos. Conforme a empresa, a orientação é que os moradores coloquem os objetos na calçada apenas na data agendada para a coleta.

Desde a implantação dos novos procedimentos, o prazo de recolhimento caiu de cerca de 20 dias para apenas quatro a cinco dias. A Limpa Gyn destaca que a Prefeitura disponibilizou 14 pontos de entrega. São ecopontos e pontos provisórios para o descarte de materiais como entulho de construção civil, pneus, restos de poda ou capina, paletes e vasos sanitários.

Paralelamente ao serviço, a Prefeitura promove a campanha de conscientização “A cidade é sua casa. Cuide bem dela.”. O prefeito Sandro Mabel reforça o apelo à população: “Tratar a cidade com respeito é um gesto de cuidado com o próximo e com o meio ambiente.”

Mais informações sobre a campanha e a destinação correta dos resíduos estão disponíveis no site oficial.

Leia também: Empresas de Aparecida ofertam mais de 1,3 mil vagas de trabalho