Goiás decreta situação de emergência devido aumento de casos de dengue

Medida vale por 180 dias e autoriza adoção de medidas de emergência pela Secretaria de Estado da Saúde de Goiás

Compartilhe

Goiás está em situação de emergência em saúde pública devido ao aumento do número de casos de dengue. O decreto foi publicado no Suplemento do Diário Oficial, na noite dessa sexta-feira (02/02).

A medida vale por 180 dias. De acordo com o documento, a situação de emergência permite a “adoção de todas as medidas administrativas e assistenciais necessárias à contenção do aumento da incidência de casos de arboviroses”.

Fica autorizada durante esse período a aquisição pública de insumos e materiais, a doação e a cessão de equipamentos e bens e a contratação de serviços estritamente necessários ao atendimento da situação emergência.

A Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO) deverá instituir diretrizes gerais para a execução das medidas de enfrentamento da situação de emergência em saúde pública, bem como, no âmbito de suas competências e editar normas complementares, caso necessário.

As arboviroses são doenças causadas pelo mosquito Aedes aegypti como dengue, zika e chikungunya. Goiás já registra 58% de aumento do número de casos de dengue, em relação a 2023. São 22.275 casos notificados, 37 óbitos suspeitos e 2 confirmados, segundo a SES.

Leia também: