Goiás será o primeiro estado brasileiro a disponibilizar exames genéticos que diagnosticam câncer de mama e ovário, em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG). O convênio foi firmado nessa quinta-feira (19/10), no Palácio das Esmeraldas.
Mulheres que possuem alterações mamárias consideradas suspeitas poderão fazer o teste de sequenciamento genético de forma gratuita, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), a partir de uma amostra de sangue simples.
Ao assinar a parceria, o governador Ronaldo Caiado ressaltou a importância do respeito pela ciência e acrescentou que os familiares poderão fazer um acompanhamento e tratamento profilático para que não desenvolva a doença.
Segundo Caiado, Goiás vai arcar com a parcela do ponto de vista financeiro para que as pessoas que utilizam o serviço público possam ter a mesma qualidade de atendimento dos pacientes nas redes particulares.
Como funciona
O exame analisa todas as bases presentes nos genes BRCA 1 e 2, permitindo a identificação de mutações que podem causar câncer de mama e ovário. Ele pode ser feito a partir de uma simples amostra de sangue ou do DNA extraído de peça tumoral. Com o diagnóstico, é possível estabelecer uma rotina personalizada de rastreio de câncer, com maiores chances de cura e mais qualidade de vida para o paciente.
O câncer de mama é o mais frequente em mulheres no Brasil, excluindo o câncer de pele não melanoma, e a principal causa de morte entre a população feminina. Para o ano de 2023 são estimados 73.610 novos casos no país. Em Goiás, de 2020 a 2023, pelo menos 1.993 mulheres perderam a vida para a doença.
Leia também: