O Governo de Goiás, por meio do Goiás Social, da Agência Goiana de Habitação (Agehab) e da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra), publica nesta sexta-feira (29/11) inscrições para Casas a Custo Zero do Programa Pra Ter Onde Morar – Construção – em 15 municípios.
Ao todo serão 530 unidades habitacionais que estão sendo construídas nas cidades de Anicuns, Aragarças, Barro Alto, Bonópolis, Buriti Alegre, Castelândia, Edéia, Estrela do Norte, Guaraíta, Joviânia, Nova Crixás, bem como Santa Cruz de Goiás, Silvânia, Vianópolis e Vila Propício. O prazo para inscrições é de 29 de novembro a 27 de janeiro de 2025.
A coordenadora do Goiás Social, primeira-dama Gracinha Caiado, destaca que a política habitacional goiana é referência no Brasil, sendo parte fundamental do trabalho do Governo de Goiás no combate à pobreza.
“Goiás é o único Estado do País em que a casa é faixa zero, ou seja, sem custo algum para o beneficiário. Aquelas famílias que realmente precisam passam a ter acesso à sua casa própria sem pagar nada”, ressalta.
Critérios
Entre os critérios básicos para se candidatar a uma casa a custo zero, estão renda familiar de até um salário mínimo, não possuir imóvel, ter vínculo mínimo de três anos (ou mais anos, dependendo do edital) com o município. Além disso ter o CadÚnico federal atualizado.
Mas todos os detalhes estão nos editais publicados no site da Agehab, seção Casas a Custo Zero. No mesmo local também estará, a partir de hoje (29/11), o link de inscrição.
O presidente da Agehab, Alexandre Baldy, reforça que a meta estabelecida pelo governador Ronaldo Caiado é alcançar, até o final de 2026, 10 mil famílias com moradias dignas totalmente sem custo.
O titular da Seinfra, Pedro Sales, salienta que as moradias são construídas com recursos do Fundo de Proteção Social (Protege), do Governo de Goiás, e que assim o programa faz parte do Goiás Social, coordenado pelo Gabinete de Políticas Sociais (GPS).
Leia também: Empregos com carteira assinada e informais batem recordes