O Grupo de Danças e Cantares Portugueses divulgou a programação de apresentações nas próximas semanas em diferentes cidades de Goiás e Distrito Federal.
Neste sábado (24/5), a população de Aragoiânia poderá conhecer mais de perto a cultura portuguesa. Já no dia 6 de junho, será assim a vez de Caldazinha receber o grupo com uma apresentação especial.
De acordo com o fundador Eurico Moreira, a proposta é levar arte, cultura e memória a diversos espaços públicos e instituições culturais.
As atividades são viabilizadas por meio de recursos estaduais e municipais, com apoio da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), do Governo de Goiás, assim como da Prefeitura de Goiânia.
“O tiro-liro, as danças de roda e a gota minhota são algumas das tradições que cultivamos. Já são 22 anos de história cantando e dançando. Queremos levar alegria e manter vivas as tradições portuguesas por aqui, lembrando antigas gerações, costumes, culinária, música e danças. Isso é uma riqueza cultural que merece nosso reconhecimento e prestígio”, conforme destaca Eurico.
Além disso, entreter e emocionar, o grupo promove inclusão, bem-estar e qualidade de vida entre os participantes da terceira idade.
Próximas apresentações
📍 24 de maio – 19h
Paróquia Santa Luzia – Aragoiânia (GO)
📍 6 de junho – 19h
Quadra Esportiva de Caldazinha – Festa Junina
Caldazinha (GO)
📍 10 de junho – horário a confirmar
Embaixada de Portugal – Brasília (DF)
Com presença de autoridades diplomáticas e representantes do Ministério da Cultura do Brasil
📍11 de junho – a partir das 19h
Bella Eventos –Show IDENTIDADE(S), da cantora portuguesa Ana Laíns, com apresentação especial do Grupo de Danças e Cantares Portugueses
Mais informações: www.sympla.com.br
📍 13 de junho – 18h30
Praça Central de Santa Rosa de Goiás – Santa Rosa (GO)
📍 28 de junho – 19h
Instalação Rhema – Setor Leste de Vila Nova – Goiânia (GO)
Encerramento oficial do projeto PINAP, com grande Festa Junina
Sobre o grupo
Fundado em fevereiro de 2003, o Grupo de Danças e Cantares Portugueses é o único grupo do mundo voltado exclusivamente para a terceira idade que representa a cultura portuguesa.
A iniciativa surgiu de um convite feito ao português Eurico Moreira para apresentar aspectos da cultura lusitana a um grupo de idosos — momento assim que se transformou em superação pessoal, após um grave acidente de trabalho.
Desde então, o grupo atua de forma filantrópica e vem encantando plateias em eventos por todo o Brasil e também no exterior, promovendo danças, cantigas e tradições de Portugal. Muitos dos integrantes são descendentes de portugueses e se dedicam à preservação da herança cultural de seus antepassados.
O grupo é um exemplo vivo de como a arte pode transformar vidas, valorizar histórias, bem como manter viva a identidade de um povo.
Leia também: Morte de Sebastião Salgado repercute: talento obstinado, olhar humano