Nos dias 4 e 6 de dezembro, o Hospital Estadual de Doenças Tropicais Dr. Anuar Auad (HDT), unidade do Governo de Goiás gerida pelo Instituto Sócrates Guanaes (ISG), promoverá ações educativas em escolas próximas à unidade.
Assim, fazem parte da campanha Dezembro Vermelho, dedicada à prevenção do HIV/Aids e de outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), por meio do projeto HDT nas Escolas.
Nesta quarta-feira (4/12), uma equipe multidisciplinar do hospital visitou a Escola Estadual Santa Luzia, com o objetivo de esclarecer dúvidas, desmistificar preconceitos e orientar jovens e adolescentes do ensino médio sobre o tema.
Já nesta sexta-feira (6/12), às 10h, as atividades serão na Escola Estadual da Polícia Militar Major Oscar Alvelos, ampliando o alcance da iniciativa e promovendo a conscientização de maneira inclusiva e educativa.
Para a diretora-geral do HDT, Anamaria Arruda, as ações reforçam o compromisso do hospital com a promoção da saúde e a educação preventiva, pilares fundamentais no enfrentamento do HIV/Aids e das ISTs.
“O projeto vai além da prevenção; também busca desconstruir preconceitos e disseminar uma mensagem de respeito e acolhimento”, conforme afirma.
Dados
De acordo com o Boletim Epidemiológico de HIV/Aids mais recente do Ministério da Saúde, jovens de 15 a 24 anos são o grupo mais vulnerável à infecção.
Entre 2012 e 2022, foram 114.593 casos de HIV nessa faixa etária, representando 23,4% do total de infecções no Brasil.
Além disso, mais de 52 mil jovens tiveram evolução do HIV para AIDS entre 2011 e 2021, evidenciando a importância e a urgência de ações educativas como as promovidas pelo HDT.
Leia também: Governo de Goiás lança Operação Natal Seguro no Transporte Público