Os interessados em participar do processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) – relativo ao primeiro semestre de 2025 – devem fazer as inscrições gratuitas até às 23 horas e 59 minutos (no horário oficial de Brasília) desta sexta-feira (07/02).
Neste primeiro semestre, o Ministério da Educação (MEC) oferece 67.301 vagas. Estas são destinadas aos estudantes que desejam conseguir o financiamento público das mensalidades de instituições privadas de ensino superior.
No programa federal, 50% das vagas serão destinadas a estudantes com renda familiar por pessoa de até meio salário mínimo. Além disso, os candidatos precisam estar inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e ter o status de ativo.
Inscrição
Os interessados devem se inscrever no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, na parte do Fies e fazer o login com a conta do site ou aplicativo de serviços digitais do governo federal, o Gov.br.
Na plataforma, devem ser preenchidos os dados pessoais e a escolaridade.
Para concorrer às vagas reservadas a pessoas pretas, pardas, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência (PCD), o candidato deve, portanto, marcar a opção correspondente na autodeclaração do perfil étnico-racial.
Em seguida, o candidato deve escolher três cursos desejados, por ordem de prioridade entre as opções escolhidas. Neste momento de indicação de cada um dos três cursos, devem ser selecionados o estado, município e a instituição de ensino.
Por fim, o candidato preencherá seus dados financeiros e os da sua família. O MEC orienta que, ao confirmar a inscrição, o candidato deve salvar o comprovante de inscrição com a chave de segurança.
Para os pré-selecionados que atenderem às regras do Fies Social, a contratação do financiamento será integral; além disso, o governo federal cobrirá até 100% dos encargos educacionais.
Condições
Para concorrer às vagas do Fies, o candidato precisa ter prestado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em qualquer edição desde 2010 até a mais recente.
Além disso, o candidato deve ter alcançado, no mínimo, 450 pontos na média aritmética das notas das cinco provas do exame. A nota na prova de redação precisa ser superior a zero.
Os participantes do Enem na condição de treineiro não podem se inscrever no Fies. O treineiro faz o exame apenas para autoavaliação, e não pode usar as notas para se inscrever em programas de acesso ao ensino superior, como o Sisu, o Prouni e o Fies.
O MEC irá considerar os dados de 11 de janeiro de 2025 como data de corte, em relação à situação dos candidatos inscritos no CadÚnico.
Classificação
O processo seletivo do Fies para o primeiro semestre de 2025 classificará os candidatos de acordo com a ordem decrescente das notas obtidas no Enem. O MEC levará em conta o tipo de vaga, o grupo de preferência e a modalidade de concorrência.
A pré-seleção do Fies priorizará os candidatos pelos seguintes critérios:
- Não concluíram o ensino superior e não receberam o benefício do financiamento estudantil;
- Receberam o benefício do financiamento estudantil e o quitaram, mas não concluíram o ensino superior;
- Concluíram o ensino superior, mas não receberam o benefício do financiamento estudantil;
- Não concluíram o ensino superior, mas receberam o benefício do financiamento estudantil e o quitaram.
Calendário
O ministério divulgará o resultado da pré-seleção do Fies em chamada única no dia 18 de fevereiro.
Estudantes inscritos que ficarem fora da chamada regular formarão a lista de espera. Entre 19 e 21 de fevereiro, os estudantes pré-selecionados deverão acessar o Fies Seleção para complementar a inscrição para obter o financiamento público das mensalidades em faculdades privadas.
O período de convocação por meio da lista de espera será de 25 de fevereiro a 9 de abril.
112 mil novas vagas
Em 2025, o MEC ofertará mais de 112 mil novas vagas para o Fies em dois processos seletivos: um para o primeiro semestre de 2025, com 67.301 vagas; e outro para o segundo semestre, com oferta prevista de 44.867 vagas.
Em 2023, dos 50.186 contemplados pelo programa do Ministério da Educação, 68,23% eram mulheres e 56,1% eram pessoas pretas ou pardas.
Desde 2001, o Fies concede financiamento a estudantes para cursos de graduação em instituições de educação superior privadas que aderiram ao programa e possuem avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).
Agência Brasil
Leia também: Resultado da primeira chamada do Prouni já está disponível