De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua divulgada em 2022, um em cada cinco jovens não estuda nem trabalha no Brasil.
E este será o público do Instituto Elon Soares, instituição filantrópica que será construída em uma área de 12 mil metros quadrados no Jardim Califórnia, em Trindade, e oferecerá apoio aos jovens com a promoção de atividades gratuitas, como cursos de iniciação profissional.
Durante a cerimônia de lançamento da pedra fundamental do instituto, o fundador do Grupo Soares, Elon Soares, destacou que sempre teve esse desejo e que agora, aos 85 anos, vai realizar o sonho de formalizar e organizar um espaço para ações assistenciais.
O Instituto Elon Soares será uma organização privada, sem vínculo político-partidário. O local contará com salas de treinamento, escritório e uma praça central. Em uma outra fase de expansão, será construído um ginásio para oferecer atividades esportivas.
O prefeito de Trindade, Marden Gabriel, enalteceu o trabalho social e empresarial já realizado por Elon Soares na cidade ao longo dos anos, gerando empregos e deixando um legado para outras gerações, como por exemplo, a construção de uma unidade de saúde.
“Temos muito a agradecer ao senhor Elon e quero destacar isso, pois muitas vezes o resultado positivo das ações não chegam até ele, mas sei que muitas famílias já foram beneficiadas e muitas vidas salvas por intermédio do apoio dele à nossos projetos, como na construção da UPA – Unidade de Pronto Atendimento, por isso certamente vamos oferecer todo nosso apoio para que as atividades sejam iniciadas brevemente”, destacou o prefeito na cerimônia.
Reconhecimento
Durante o lançamento da pedra fundamental do instituto que leva seu nome, o empresário Elon Soares recebeu oficialmente o título de cidadão goianiense das mãos do vereador por Goiânia, Denício Trindade.
O título havia sido concedido no ano de 2012, porém o diploma, até então, não havia sido entregue formalmente. Elon reforçou o desejo para que seu exemplo motive e gere esperança nos jovens de todas as classes sociais, mostrando que é possível ter sucesso na realização de projetos empreendedores.
Quem é
Natural de Ipameri, sudeste de Goiás, o empresário Elon Soares iniciou suas atividades empreendedoras logo após completar dez anos de idade, quando já havia se mudado com a família para Goiânia, vendendo balas na porta de um cinema no bairro de Campinas e numa banca colocada na porta da casa dos seus pais.
Ele e o irmão Odilon Soares (já falecido), também um dos fundadores do Grupo Soares, sempre foram atentos a oportunidades de negócio, um certo dia, ao sair para comprar uma torneira para um conserto no armazém, os irmãos Odilon e Elon acabaram comprando a loja toda, a Ferragista São Tomé, na Avenida Bahia, em Campinas.
E daí nasceu em 1966, a Irmãos Soares, hoje com 16 lojas concentradas principalmente no estado de Goiás, destacando-se como uma das maiores lojas de materiais de construção da região Centro-Oeste. A empresa se transformou numa holding que atua em vários segmentos e emprega atualmente mais de 500 pessoas em diversas cidades brasileiras.
Leia também: