Ipasgo retoma cobrança de coparticipações com novo cronograma

Valores referentes ao período em que ficaram suspensos desde 2024, poderão ser parcelados de 5 a 24 vezes, a partir do dia 5 de maio

Ipasgo Saúde

Compartilhe

O Ipasgo Saúde retomou o envio das faturas de coparticipação com um novo cronograma de faturamento e pagamento. A partir das 18h do dia 4 de abril, os beneficiários poderão acessar o extrato e a fatura referentes a fevereiro de 2025 no Portal do Beneficiário. O Ipasgo também vai enviar os documentos por e-mail com vencimento no dia 15 de abril.

De acordo com o Ipasgo, para os beneficiários que utilizam o débito em conta, o pagamento seguirá o modelo atual, com os valores processados diretamente pelo banco. Contudo, aqueles que preferirem o boleto bancário poderão emitir o documento pelo Portal do Beneficiário, onde também será possível conferir os valores.

Os pagamentos via débito automático terão cobranças separadas para mensalidade e coparticipação, permitindo uma conferência mais detalhada. Dessa forma, as faturas seguirão um cronograma fixo: os extratos ficarão disponíveis todo dia 1º e o beneficiário deverá fazer o pagamento até o dia 10.

Parcelamento das cobranças

O Ipasgo Saúde vai parcelar as cobranças de coparticipação suspensas desde 2024. Conforme o cronograma, o parcelamento estará disponível a partir de 5 de maio. O beneficiário terá que pagar a primeira parcela até o dia 15 do mesmo mês.

O presidente do Ipasgo Saúde, Bruno Magalhães D’Abadia, explicou a interrupção temporária das cobranças: “Lamentamos os transtornos causados. A mudança nos sistemas foi uma exigência da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), à qual o Ipasgo Saúde passou a ser regulado em 2024. A adesão à ANS vai proporcionar, em um futuro bem próximo, maior oferta de atendimento, ampliação de direitos, mais transparência, segurança e, principalmente, qualidade no serviço de saúde.”

Com a regulação pela ANS, o Ipasgo passou a cumprir normas como regras contábeis, capital base, provisões técnicas e ativos garantidores. As mudanças incluem melhorias na gestão, modernização dos sistemas e novas regras de negócio, como a desvinculação do atendimento ao pagamento das coparticipações e prazos revisados para auditorias.

O que é a coparticipação

A coparticipação é a contribuição do beneficiário em parte dos custos de consultas, exames e procedimentos realizados. No Ipasgo Saúde, a taxa é de 30% do valor do serviço utilizado. A regulamentação é da ANS, responsável por supervisionar os planos de saúde no Brasil.

Desde 2023, o Ipasgo Saúde deixou de ser uma autarquia para se tornar um Serviço Social Autônomo (SSA), instituição privada sem fins lucrativos. Com isso, passou a obedecer às regras da ANS, requisito para que um plano de saúde possa operar no país.

Atendimento ao beneficiário

Os beneficiários podem tirar dúvidas sobre as cobranças na Central de Teleatendimento do Ipasgo Saúde pelo telefone 0800 062 1919. O serviço funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana, e oferece suporte para agendamentos, atualização cadastral, bem como consultas sobre auditorias e processos.

Desde março, o telefone da Central passou por uma alteração, ganhando um zero a mais no código: de 0800 62 1919 para 0800 062 1919. A mudança atende às normas da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e adequa o sistema ao padrão da ANS.

Leia também: UTI do Crer recebe reconhecimento nacional pelo terceiro ano consecutivo