Jaraguá sedia etapa do Circuito Centro-Oeste de Parapente neste feriado

Além da disputa entre os pilotos, a programação inclui atividades culturais, educacionais e sociais voltadas à comunidade local

Circuito Centro-Oeste de Parapente

Compartilhe

Cerca de 100 pilotos de parapente de todo o Brasil estão em Jaraguá para disputar a segunda etapa do Circuito Centro-Oeste de Parapente (Cico), que acontece entre os dias 30 de abril e 4 de maio.

A cidade, localizada a 120 quilômetros de Goiânia e com pouco mais de 45 mil habitantes, foi escolhida como sede do torneio regional, que movimenta o turismo e a economia local durante o feriado do Dia do Trabalhador.

“Vamos para mais uma etapa do Cico, que tem projetado Goiás entre os profissionais do parapente, atraindo grande quantidade de participantes interessados em desfrutar das termais de Goiás”, conforme afirma o presidente da Goiás Turismo, Fabrício Amaral. A autarquia estadual apoia o evento, que integra o calendário esportivo e turístico da Região Turística do Ouro.

De acordo com o cronograma, a competição teve início no feriado da Páscoa, em Jandaia. O circuito chegará ao fim com a terceira etapa em Formosa, entre os dias 18 e 22 de junho. Além da disputa entre os pilotos, a programação do Cico inclui atividades culturais, educacionais e sociais voltadas à comunidade local.

Programação

Entre as ações, estão previstas palestras com pilotos profissionais para estudantes da rede pública. Além disso, o evento vai promover a arrecadação de cestas básicas destinadas à assistência social do município e shows gratuitos na praça central da cidade. A banda Clube Retrô se apresenta na sexta-feira (02/05), e a cantora Maíra Lemes sobe ao palco no sábado (03/05).

“Organizamos um evento que promove a inclusão da comunidade de várias maneiras. Isso é muito gratificante. Inclusive temos pilotos experientes que promovem voos duplos com o público interessado em ter essa experiência de voo livre”, destaca um dos organizadores do campeonato, Daniel Rodrigues.

Durante as manhãs de 1º a 4 de maio, os pilotos decolam da rampa da Serra de Jaraguá e tentam cumprir o percurso traçado pela organização. Cada trajeto diário é uma espécie de corrida aérea, em que vence quem completar o circuito em menor tempo. Além disso, o percurso envolve municípios vizinhos e exige alto nível técnico dos atletas.

“É preciso ter muita destreza e estratégia para avançar na competição. As massas de ar aqui de Goiás permitem voos de longa distância, o que faz a competição ser bem acirrada”, explica Rodrigues.

Leia também: Inscrições para os Jogos Abertos de Anápolis terminam na próxima segunda-feira