Após um mês afastado do circuito, João Fonseca voltou às quadras com uma vitória convincente nesta quinta-feira (24/04), ao superar o dinamarquês Elmer Moller por 2 sets a 0, com parciais de 6/2 e 6/3, no Masters 1000 de Madri. O brasileiro de 18 anos dominou a partida desde o início e avançou à segunda rodada do torneio, realizado na tradicional Manolo Santana Stadium, também conhecida como “Caixa Mágica”.
Atual número 65 do mundo, Fonseca enfrentará agora o americano Tommy Paul, 12º do ranking e cabeça de chave número 11. Ele estreia direto na segunda fase. Os dois nunca se enfrentaram no circuito.
A vitória não altera a posição de Fonseca no ranking, mas o aproxima do Top 50 caso avance mais uma rodada. Ele defendeu os pontos conquistados no torneio no ano passado, quando obteve sua primeira vitória em um Masters 1000 também em Madri.
De volta após pausa de um mês para descanso e preparação física e mental, Fonseca demonstrou precisão nos golpes, domínio no fundo de quadra e confiança nos fundamentos. Ele não competia desde o fim de março, quando foi eliminado na terceira rodada do Masters de Miami.
A estreia em Madri marca também a décima vitória de Fonseca na temporada. Ao longo do jogo, o brasileiro anotou 16 bolas vencedoras e cometeu 25 erros não forçados — três a menos que Moller. O dinamarquês, 114º do mundo, mostrou resistência principalmente no segundo set. Contudo, ele não conseguiu segurar o ritmo do jovem carioca, que segue em busca de consolidar seu bom momento no saibro europeu.
Leia também: Hugo Calderano é o primeiro brasileiro campeão da Copa do Mundo de Tênis de Mesa