João Vitor de Paiva percorre Goiás e Minas com palestras sobre inclusão e empatia

Vencedor do Prêmio iBest 2024, influenciador defende práticas reais de inclusão e leva reflexões a mais de mil pessoas em abril

João Vitor de Paiva

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O influenciador e palestrante João Vitor de Paiva, vencedor do Prêmio iBest 2024 na categoria Diversidade e Inclusão, encerrou o mês de abril com uma série de palestras em Goiás e Minas Gerais. Ao lado da mãe, a psicóloga Márcia Regina de Paiva, ele percorreu várias cidades impactando diretamente educadores, gestores públicos e famílias com sua história de superação e protagonismo.

Reconhecido por ser o primeiro jovem com síndrome de Down a integrar o conselho do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), João Vitor falou para mais de 300 pessoas em Jandaia (GO), no dia 22, entre educadores e pais de alunos. De acordo com ele, escuta ativa e empatia são muito importantes. “Quando a sociedade se abre para nos ouvir, ela descobre que somos muito mais do que um diagnóstico. Somos histórias, talentos e sonhos”, afirmou.

Quatro dias depois, o auditório lotado de Hidrolândia (GO) recebeu o palestrante, que compartilhou experiências com cerca de 300 profissionais da educação. “Educar para a inclusão é formar cidadãos melhores. Meu objetivo é mostrar que a diferença não nos separa, ela nos ensina”, ressaltou.

Minas Gerais

Além disso, no dia 29, João Vitor foi a atração do evento Legado, em Uberlândia (MG), promovido pelo deputado federal José Vitor. Diante de um público de mais de 500 pessoas, ele defendeu que a inclusão avance do discurso para a ação. Prefeitos, primeiras-damas e secretários de 40 municípios estavam presentes. “Falar com quem constrói políticas públicas é uma oportunidade de fazer a inclusão acontecer de verdade”, reforçou. Conforme ele, é preciso sair do discurso e ir para a prática.

Em seguida, no dia 30, ele encerrou a maratona, em Mineiros (GO), no Centro Universitário de Mineiros (Unifimes). Em duas palestras, conversou com mais de 100 professores sobre o papel da família e da educação no fortalecimento da autoestima e da autonomia de pessoas com deficiência.

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