A organização Direitos Já! Fórum pela Democracia lança o livro “100 vozes pela democracia – Um mosaico de reflexões da sociedade brasileira frente à ascensão da extrema direita reacionária” nesta quarta-feira (25), às 18h30, na Biblioteca do Senado Federal em Brasília.
O material é formado por textos de cem cidadãos da sociedade civil que analisam o período de radicalismo da extrema direita durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro.
Nomes como o presidente Lula, o vice-presidente Geraldo Alckmin, Ciro Gomes, Cristóvão Buarque, Márcio França, Marina Silva, Simone Tebet, Wellington Dias, dentre vários deputados, senadores, jornalistas e representantes da sociedade civil organizada assinam textos do livro.
O jornalista goiano Realle Palazzo-Martini é coordenador de Formulação do Direitos Já! e também um dos autores da publicação. Em seu artigo, Palazzo analisa o aumento da violência contra os profissionais da imprensa e a escalada perigosa da circulação de Fake News durante o governo Bolsonaro. Ele lembra que, sob o governo de extrema direita, “a violência contra os jornalistas mais que triplicou”.
“Pesquisa do professor Pablo Ortellado, da USP, chegou à insólita conclusão de que oito das 10 notícias mais lidas nas redes de mensagens instantâneas (WhatsApp e Telegram) diariamente são falsas, para se ter ideia do quão deletério é seu impacto. Conteúdos que, não menos grave, são produzidos e disseminados em redes digitais, acobertadas pelas políticas de privacidade das big techs, quando não por elas financiadas”, informa Palazzo.
O livro é organizado pelo idealizador e coordenador-geral do Direitos Já! Fórum pela Democracia, Fernando Guimarães Rodrigues. A organização é uma iniciativa da sociedade civil em defesa dos valores fundamentais expressos na Constituição Cidadã, que conta com mais de 9 mil cidadãos de todo o País, entre eles representantes de setores da sociedade civil e diversas lideranças políticas, em caráter suprapartidário.
Leia também: