O prefeito Sandro Mabel anunciou, nesta quarta-feira (04/06), que a Prefeitura investirá, nos próximos dois anos, mais de R$ 200 milhões no processo de modernização da máquina administrativa, para torná-la mais eficiente, econômica e transparente na prestação de serviços aos goianienses. A informação foi divulgada durante live técnica promovida pelo Conselho Regional de Contabilidade (CRC-GO).
“Neste primeiro ano de gestão, já contabilizamos avanços, em meio à arrumação da casa. Nos próximos dois anos vamos ter uma prefeitura totalmente digitalizada. São mais de R$ 200 milhões para investirmos na modernização da máquina pública, coisa que nunca se viu na história da Prefeitura de Goiânia”, pontuou Mabel, que estima o emprego emergencial de R$ 60 milhões em tecnologia, visando a modernização da máquina administrativa.
O CRC-GO promoveu a live que contou com a participação do prefeito e da equipe econômica da Sefaz. Profissionais da contabilidade em todo o estado acompanharam o evento. Teve como objetivo esclarecer à categoria o conteúdo do Termo de Cooperação entre a prefeitura e o Estado de Goiás. O documento foi assinado em 14 de maio e foca na integração de informações financeiras para o combate à sonegação fiscal. O debate foi mediado pela presidente da entidade, Sucena Hummel. A iniciativa também buscou fortalecer a cooperação entre os entes públicos e promover maior transparência nas operações fiscais.
Gestão produtiva e eficiente
O titular da Sefaz, Valdivino de Oliveira, ressaltou a importância dos profissionais da contabilidade. “Tenho dito por onde passo, já que esta é a 11ª vez que ocupo uma pasta fazendária, que os contadores são grandes parceiros na arrecadação de tributos, e a Sefaz também enxerga neles um instrumento importante para que a gente possa colocar em prática o nosso Código Tributário”, afirmou. “A gente está investindo em tecnologia, evidente que há um atraso muito grande, e nossos recursos são finitos, mas estamos avançando passo a passo”, acrescentou.
A presidente do CRC-GO disse ter ciência do empenho do prefeito Sandro Mabel para melhorar a entrega dos serviços de qualidade da prefeitura. “Sabemos da situação da prefeitura que vocês encontraram, mas sabemos que vocês estão trabalhando diariamente para melhorar todos os serviços, não só da Sefaz, mas de todo o ambiente de negócios, porque o nosso pensamento é o bem comum de uma Goiânia produtiva e eficiente. Por isso, agradeço ao prefeito pela abertura e diálogo aberto com a nossa entidade, pensando no nosso trabalho e no setor produtivo, porque fazemos essa ponte com os empresários através do nosso trabalho”, ressaltou Sucena Hummel.
Combate à sonegação fiscal
De acordo com Sandro Mabel, as ações da gestão fazem parte do esforço da prefeitura para combater a sonegação fiscal. Esse trabalho ganha um novo contorno técnico-operacional com o termo de cooperação técnica firmado com a Secretaria de Estado da Economia. A partir deste mês, haverá intercâmbio de dados e operações conjuntas de fiscalização tributária.
Para o prefeito, a parceria com o estado representa avanço na integração entre os entes federativos e reforça o compromisso conjunto com a transparência, a responsabilidade fiscal e a modernização da gestão pública. Mabel ressalta que a Sefaz calculou um índice de sonegação fiscal entre 40% e 50%. Esse percentual representa cerca de R$ 400 milhões por ano que o município deixa de arrecadar. Por isso, segundo ele, o termo de cooperação é necessário.
Participaram da live como convidados, além de Mabel e o titular da Sefaz, o superintendente de Administração Tributária, Victor Barreto; o superintendente de Inteligência e Tecnologia, Abelardo Sanches, e o chefe de gabinete da Sefaz, Sérgio Augusto.
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