O prefeito de Goiânia, Sandro Mabel, busca viabilizar um voo direto entre Goiânia e Lisboa em parceria com a Embaixada de Portugal no Brasil. A proposta foi tema de uma reunião com o embaixador português Luís Faro Ramos, realizada nesta terça-feira (25/03), em Brasília. A ideia é que a TAP Air Portugal opere a rota com custos reduzidos. Dessa forma, a conexão ficará mais acessível, impulsionando o comércio e o turismo entre as duas capitais.
Durante o encontro, Mabel também acionou o vice-governador de Goiás, Daniel Vilela, para reforçar o interesse do estado na implementação da nova rota. “Essa ponte entre Goiânia e Lisboa beneficiará as duas cidades tanto no comércio quanto no turismo, criando uma nova rota entre Goiás e a Europa”, afirmou o prefeito.
O embaixador Luís Faro Ramos demonstrou otimismo. Ele informou que as negociações serão encaminhadas ao diretor executivo da TAP Air Portugal, Carlos Antunes, que avaliará a viabilidade econômica da operação. A reunião contou com a presença da presidente da Agência Municipal de Turismo e Eventos (GoiâniaTur), Nárcia Kelly e do cônsul Pedro Teles. O cônsul honorário de Portugal em Goiânia, José Pedro dos Santos e o advogado Dyogo Crosara também estavam presentes.
Dossiê técnico embasa projeto
As tratativas para a criação da rota tiveram início em fevereiro, quando Nárcia Kelly e José Pedro dos Santos debateram o projeto. Na ocasião, a presidente da GoiâniaTur apresentou um dossiê técnico detalhado sobre a viabilidade do trecho. Ela incluiu dados sobre demanda reprimida, crescimento do setor aéreo e os benefícios econômicos e turísticos da nova conexão.
“A implementação de um voo direto entre Goiânia e Lisboa é um passo estratégico para consolidar nossa cidade como um importante destino de negócios e turismo. Goiânia já se destaca nacionalmente no turismo corporativo e possui infraestrutura hoteleira robusta para atender ao aumento de visitantes”, destacou Nárcia Kelly.
Além disso, o estudo aponta que, em 2023, o Aeroporto Internacional Santa Genoveva movimentou mais de 3,5 milhões de passageiros, reforçando o potencial da cidade para receber voos internacionais. Além de facilitar o deslocamento de turistas e empresários, a nova rota deve fortalecer segmentos como gastronomia, eventos e cultura.
“O voo direto facilitará a chegada de turistas internacionais e fortalecerá segmentos como a gastronomia, reconhecida como patrimônio cultural, além da vibrante vida noturna e do nosso riquíssimo patrimônio Art Déco, um dos maiores do mundo. Goiânia tem enorme potencial, e essa iniciativa reforça nosso compromisso em torná-la um destino cada vez mais atrativo e competitivo”, conforme pontuou a presidente da GoiâniaTur.
Além disso, o cônsul honorário José Pedro dos Santos também se mostrou entusiasmado com a proposta. Ele destacou os impactos positivos que a nova conexão aérea pode trazer para o turismo e para o setor empresarial. “Esse voo ampliará as oportunidades de intercâmbio cultural e econômico entre Brasil e Portugal, fortalecendo ainda mais a relação entre os dois países”, afirmou.
Leia também: Mabel abre 25º Mutirão dos 100 dias e inaugura Laboratório Maker