Mabel libera circulação de motos em cinco corredores de ônibus em Goiânia

Prefeito aposta na redução de acidentes e melhoria do fluxo de veículos em vias de Goiânia

Motociclistas estão autorizadosFoto: Alex Malheiros

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Motociclistas estão autorizados a utilizar cinco corredores exclusivos de ônibus do transporte público de Goiânia. A liberação foi feita pelo prefeito Sandro Mabel, na manhã desta segunda-feira (06/01), no início da Avenida 85, no Setor Serrinha. Nesta primeira etapa, o tráfego de motos está liberado nos corredores das avenidas T-63, T-9, 85, T-7 / Assis Chateaubriand e Universitária / Rua 10.

A intervenção é uma das promessas de campanha firmada por Mabel. Como havia anunciado, o prefeito percorreu em uma moto parte do corredor da Avenida 85, acompanhado de dezenas de motociclistas. O prefeito reforçou que a liberação estabelece regras rigorosas a serem seguidas, como a proibição do embarque ou desembarque de passageiros nos corredores de ônibus. A medida também prevê que a entrada nos corredores só será permitida em faixas seccionadas ou cruzamentos.

“Alerto aos motociclistas que as normas de trânsito devem ser rigorosamente cumpridas, com proibição de ultrapassagem em faixa contínua e pela direita, lembrando que o compartilhamento do espaço será restrito ao lado direito da faixa. Com isso, proporcionamos mais segurança aos usuários dos corredores, minimizando a ocorrência de acidentes. Essa é a nossa intenção, qual seja, de preservar vidas”, disse Mabel em entrevista à imprensa.

Para a adoção da medida, Mabel informou que se baseou em pesquisa que trouxe dados sobre acidentes registrados em corredores de ônibus. A Secretaria Municipal de Engenharia de Trânsito ficará responsável por acompanhar o impacto da intervenção, incluindo levantamento sobre eventuais acidentes, para avaliação de aprimoramento da medida.

Intervenções

A Avenida Jamel Cecílio, que serviu de piloto do Programa de Desobstrução de Vias Arteriais, lançado por Mabel, será contemplada em 14 trechos críticos ao longo de 4,4 km, conforme a Secretaria Municipal de Engenharia de Trânsito, entre elas estão:

  • Implantação de uma terceira faixa
  • Ajustes na geometria viária
  • Reprogramação dos tempos semafóricos
  • Remoção de semáforos redundantes e obstáculos, como caçambas e tachões
  • Restrição de estacionamentos
  • Sinalização para conversões livres à direita
  • Modernização da sinalização horizontal e vertical

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