Com o tema “Desacelere. Seu bem maior é a vida”, o prefeito de Goiânia, Sandro Mabel, deu início, nesta terça-feira (06/05), à campanha Maio Amarelo, voltada para a conscientização e a redução de acidentes nas vias da capital. Em cerimônia realizada no Santuário Basílica Sagrada Família, na Vila Canaã, Mabel destacou a necessidade de transformar o trânsito em um ambiente mais seguro e acolhedor, especialmente para os pedestres.
“Vamos fazer uma campanha bem intensa, distribuindo folhetos, fazendo palestras de orientação. Uma série de coisas que possam conscientizar cada vez mais que o trânsito é um lugar de paz, não de guerra”, afirmou.
A edição de 2025 do Maio Amarelo terá ações educativas espalhadas por toda a cidade, com destaque para escolas e cruzamentos com grande movimentação. De acordo com Mabel, as intervenções de engenharia, como a sincronização de semáforos e a liberação de faixas, também fazem parte da estratégia de pacificação. “É por isso que nós temos que desestressar o motorista, com esses sinaleiros sincronizados, abrindo as faixas, tirando os obstáculos, fazendo com que o trânsito possa caminhar bem”, disse.
Ao comentar a conduta dos motoristas em conversões à direita – agora liberadas em diversos pontos da cidade –, o prefeito reforçou que o objetivo da gestão não é punir, mas educar. “Nós temos que educar, nós estamos no processo de educação das pessoas. A direita livre não existia aqui em Goiânia. Então, as pessoas não estão acostumadas com isso, e muitas vezes não conseguem ver a sinalização. Por isso, nós precisamos ter esse prazo só com ações de educação”, argumentou.
Infrações
Sobre o número elevado de infrações, Mabel foi direto: “Temos que acabar com a indústria da infração, não é da multa. A multa é decorrente de uma infração. A pessoa está falando no celular e dirigindo. Ela está cometendo uma infração, ela leva uma multa. E reclama. As pessoas têm que parar de fazer infração. Se não houver infração, não vai ter multa”.
O secretário de Engenharia de Trânsito, Tarcísio Abreu, lembrou que o Maio Amarelo é uma mobilização nacional e que Goiânia participa ativamente desse movimento. “Todos nós estamos imbuídos nessa missão, junto com o nosso prefeito Sandro Mabel”, afirmou. Já o comandante da Guarda Civil Metropolitana, Gustavo Toledo, disse que as ações conjuntas com a SET (Secretaria de Engenharia de Trânsito) vão incluir abordagens educativas e de fiscalização.
Além disso, o diretor de Trânsito da SET, Luis Tiago Barbosa dos Santos, destacou que 2025 tem sido um ano de mudanças importantes no sistema viário da capital, e que o foco agora é orientar a população. “Temos a direita livre, os corredores, a questão do respeito à faixa, dos motociclistas, e este ano vamos fazer um trabalho muito intenso nessa orientação”, afirmou. Ele garantiu que o direito do pedestre continua sendo prioridade: “O principal ator do trânsito é o pedestre, e temos de dar segurança a ele”.
A campanha segue ao longo do mês com ações integradas em escolas, cruzamentos e vias de grande fluxo.
Leia também: Empresas de Aparecida ofertam mais de 1.300 vagas de emprego