A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou o início de testes em humanos da primeira vacina do mundo contra a malária causada pelo Plasmodium vivax. Esse é o parasita responsável pela maioria dos casos da doença no país. O imunizante conta com tecnologia 100% nacional.
Em nota, o Ministério da Saúde detalhou que a dose, chamada Vivaxin, é fruto de pesquisas do Centro de Tecnologia de Vacinas (CTVacinas) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). A tecnologia tem incentivo previsto de R$ 12 milhões da pasta para ensaios clínicos de fases I, II e III.
De acordo com o ministério, o estudo clínico de fase I vai avaliar a segurança da vacina, possíveis reações à aplicação e a capacidade de estimular uma resposta imunológica em um total de 48 participantes sem infecção prévia, com idades entre 18 e 59 anos. O acompanhamento clínico será por 360 dias.
“O avanço na pesquisa da tecnologia representa um marco e abre a possibilidade de uma nova forma de prevenção contra a doença que, em 2025, registrou 118.037 casos no território nacional”, avaliou a pasta no comunicado.
As autoridades sanitárias recomendam atualmente duas vacinas contra a malária, ambas desenvolvidas para combater o Plasmodium falciparum, espécie do parasita predominante na África. Nenhuma delas combate o Plasmodium vivax, que predomina nas Américas e na Ásia.
A doença
A malária é uma doença infecciosa causada por um parasita do gênero Plasmodium. A transmissão para humanos se dá pela picada de fêmeas infectadas dos mosquitos Anopheles (mosquito-prego), mais abundantes nos horários crepusculares, ao entardecer e ao amanhecer.
“Não é uma doença contagiosa, ou seja, uma pessoa doente não é capaz de transmitir malária diretamente a outra pessoa”, reforçou o ministério.
A doença pode ser conhecida como impaludismo, paludismo, febre palustre, febre intermitente, febre terçã benigna e febre terçã maligna. Além disso, a malária recebe ainda nomes populares como maleita, sezão, tremedeira, batedeira ou febre.
“Toda pessoa pode contrair a malária. Indivíduos que tiveram vários episódios de malária podem atingir um estado de imunidade parcial, apresentando poucos ou mesmo nenhum sintoma. Porém, uma imunidade esterilizante, que confere total proteção clínica, até hoje não foi observada”, destacou a pasta.
O ministério alerta ainda que, caso não tenha tratamento adequado, o paciente com malária pode ser fonte de infecção por meses ou mesmo anos, de acordo com a espécie parasitária em questão.
No Brasil, a maioria dos casos da doença se concentram na região amazônica. Os estados são: Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.
“Na região extra-amazônica, composta pelas demais unidades federativas, apesar das poucas notificações, a doença não pode ser negligenciada, pois a letalidade nesta região é maior que na região amazônica”, concluiu a pasta.
Agência Brasil

