Mais de 350 bairros de Goiânia e Aparecida devem ficar sem água neste fim de semana. As equipes da Companhia de Saneamento de Goiás S.A. (Saneago) vão realizar, na sexta-feira (07/03) e sábado (08/03), a etapa final de interligação das obras de ampliação do Sistema de Abastecimento de Água da Região Noroeste de Goiânia. Os serviços ocorrerão no Jardim Curitiba e, para a execução, o bombeamento de água tratada será interrompido a partir das 18 horas de hoje, com previsão de retomada gradual a partir das 12 horas de amanhã.
A possibilidade de falta de água deve afetar ainda Goianira e Trindade. Contudo, o Sistema João Leite não será afetado.
De acordo com a Saneago, a interrupção do bombeamento não compromete imediatamente o abastecimento, e a retomada também não o restabelece de forma instantânea. A normalização é gradual e ocorre conforme os reservatórios e as redes de distribuição são reabastecidos. Assim, a previsão é que o fornecimento de água esteja completamente normalizado até a noite de domingo (09/03), priorizando inicialmente as áreas mais baixas e, por fim, as mais altas.
Confira a lista de bairros afetados
Consumo consciente
Durante o período de intervenção, a Saneago recomenda que a população utilize a água armazenada de forma consciente, priorizando usos essenciais. Além disso, a medida é fundamental para garantir o abastecimento de todos, especialmente dos moradores de regiões mais altas, onde a normalização do fornecimento demora mais tempo. Imóveis com reservatórios bem dimensionados tendem a sentir menos o impacto da interrupção.
Para garantir o atendimento a serviços essenciais, a Saneago disponibilizará caminhões-pipa para reforçar o abastecimento em hospitais e Unidades Básicas de Saúde (UBS). A população pode encontrar mais informações e dicas de economia no site da companhia.
Obras e investimentos
A interligação integra um dos contratos de ampliação do abastecimento de água em Goiânia e faz parte do planejamento da Saneago para reforçar os sistemas de distribuição e garantir segurança hídrica. Conforme informações da Saneago, o investimento nessa etapa é de aproximadamente R$ 51,2 milhões e inclui a execução de duas grandes adutoras, além dos Centros de Reservação Paineiras, Recanto, Solar Ville 2 e Floresta, e dos Booster Liberdade e Vera Cruz.
Atualmente, a obra está com cerca de 80% de conclusão e tem previsão de término até julho de 2025. A finalização dos trabalhos, irá beneficiar aproximadamente 230 mil pessoas.
Nesta etapa específica, a Saneago fará a interligação de uma nova adutora de 7,3 km ao Sistema Meia Ponte. Dessa forma, essa tubulação permitirá que a água tratada na Estação de Tratamento de Água (ETA) Meia Ponte chegue diretamente ao Centro de Reservação Curitiba. A partir desse ponto, a distribuição seguirá para outros reservatórios e boosters, aumentando a eficiência energética e reduzindo o trajeto atual da água.
Essa melhoria estrutural ampliará significativamente a distribuição de água na região. A obra beneficiará cerca de 176 mil moradores nos bairros Chácara Recreio São Joaquim, Jardim Curitiba, Jardim Real, Recanto das Garças, Residencial Tempo Novo, Solar Ville, Topical Ville, Vila Mutirão e parte de Trindade. A iniciativa contribuirá para a regularidade do abastecimento, impulsionando o desenvolvimento econômico e a qualidade de vida da população.
Leia também: Senador Canedo abre inscrições para o Minha Casa, Minha Vida