O governador Ronaldo Caiado nomeou Marcos Tadeu de Andrade como novo controlador-geral do Estado de Goiás. A escolha foi publicada no suplemento do Diário Oficial desta quinta-feira (23/01). Ele sucede Henrique Ziller, que pediu exoneração na última sexta-feira (17/01), alegando motivos pessoais.
Marcos Tadeu é auditor de Controle Interno da Controladoria-Geral do Distrito Federal (CGDF) e já atuou na CGE-GO entre 2019 e 2021, ocupando os cargos de chefe de gabinete e subcontrolador de Controle Interno e Correição.
O novo controlador-geral do Estado de Goiás possui uma carreira consolidada na administração pública. No Distrito Federal, foi diretor-adjunto do Serviço de Limpeza Urbana (SLU), diretor-geral do DFTrans, controlador-adjunto e subcontrolador de Controle Interno da CGDF. No governo federal, ocupou o cargo de auditor-chefe da Fundação Nacional de Saúde (Funasa).
Informações de bastidores apontam que a saída de Ziller foi motivada por insatisfação de outros secretários do governo que estariam insatisfeitos com processos de investigação da CGE-GO. Henrique Ziller, que estava no cargo desde o primeiro mandado do governador Ronaldo Caiado, é auditor federal de controle externo do Tribunal de Contas da União e também já foi controlador-geral no Distrito Federal.
Leia também: Caiado classifica PEC da Segurança como “armadilha”