A Marginal Botafogo está parcialmente interditada por 15 dias para obras de recuperação de uma erosão, após as fortes chuvas que atingiram Goiânia na última terça-feira (14/01). Durante este período, o tráfego será realizado em meia pista na altura da Rua 88 e do Viaduto Mauro Borges, no Jardim Goiás.
Equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra) e da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) também trabalham na limpeza da pista no Complexo Viário Jamel Cecílio. A previsão é de que o tráfego no local seja normalizado até o final desta quarta-feira (15/01).
Além disso, segundo a Secretaria de Engenharia de Trânsito de Goiânia (SET), a via foi interditada em quatro pontos, três deles no Complexo Viário da Jamel Cecílio, devido ao transbordamento do Córrego Botafogo. Os dois sentidos da via foram liberados, exceto uma meia faixa no sentido Sul/Norte logo após a Avenida A.
Volume recorde de chuvas
De acordo com o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), Goiânia já recebeu 90,5% do total de chuvas esperado para todo o mês de janeiro nos últimos três dias. O fenômeno é atribuído à Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), que, devido a um bloqueio atmosférico, mantém o sistema estacionado na mesma área por dias consecutivos.
Previsão e riscos
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta para todo o estado de Goiás, prevendo chuvas intensas nos próximos dias, acompanhadas de rajadas de vento de até 80 km/h em algumas regiões. O cenário exige atenção redobrada da população, especialmente em áreas de risco de alagamentos e erosões.
Leia também: Defesa Civil de Goiânia alerta para chuvas intensas e orienta população sobre cuidados